IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Design Multimédia III

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964431.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1 Desenvolver guiões visuais
2 Transformar grafismos+textos em histórias animadas
3 Criar sequências animadas
4 Criar/editar áudio
5 Incorporar áudio em animações
6 Criar animações a partir de peças sonoras
7 Manipular software específico
8 Demonstrar espírito crítico
9 Reformular propostas

Programa
a) Argumento visual
b) Planeamento e escrita visual para animações
c) Design de animações
d) Software para animação, efeitos e edição vídeo

Metodologia de avaliação
Metodologias de avaliação
Avaliação formativa durante as aulas, processo de designing.
Realização de Frequência no final do semestre, que consiste na apresentação dos exercícios e/ou dos projetos que foram propostos, devendo refletir as sugestões que foram feitas pelo docente, nas aulas.
A nota da frequência é a média aritmética dos trabalhos que foram propostos.
Os alunos com positiva em frequência (dez ou mais valores), dispensam de exame.
Exame: realização de um exercício prático, sem prejuízo da apresentação de todos os trabalhos ou projetos que foram propostos.
A nota do exame, é a média aritmética da classificação obtida no exercício prático, com a classificação atribuída aos trabalhos.

Bibliografia
- BEN TU SHU, S. (2015). Motion Graphics in Branding. (Vol. I). (pp. ---). Hong Kong: Sendpoint Publishing
- BLAZER, L. (2016). Animated Storytelling. Berkeley. (Vol. I). (pp. ---). Berkeley: Peachpit Press
- BRAHA, Y. (2011). SCreative Motion Graphic Titlling for Film, Video and the Web. (Vol. I). (pp. ---). Burlington: Focal Press

Método de Ensino
A) Aulas teóricas: conceitos
B) Aulas expositivas: análise de soluções fílmicas e animações
C) Aulas de aplicação: exercícios/designing de movies
D) Análise crítica do processo e dos seus resultados

Software utilizado nas aulas
De manipulação ou que permita animação, como After Effects.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado