Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 810618.
Docente(s)
- José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Apresentar os problemas gerais do empreendedorismo, sob dois prismas gerais: a) enquanto factor económico de desenvolvimento; e b) enquanto actividade de gestão de carácter estratégico. Sensibilizar os alunos para a actividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, nomeadamente os aspectos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.
Programa
I - INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica.
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo.
2.4. Influência da esfera nacional cultural.
2.5.Notas finais.
II - O EMPREENDEDOR
1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido. 6. A equipa da nova empresa.
III - O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. Avaliação das ideias.
6. A proteção da propriedade intelectual.
6.1. Patentes
6.2. Marcas
6.3. Direitos de autor
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8. Franchising.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS
1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios. 2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa.
3. O Plano de Marketing da nova empresa.
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos.
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa.
6. O Financiamento da nova empresa.
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa.
8. A apresentação do Plano de Negócios.
Metodologia de avaliação
- Trabalho de individual/grupo (Avaliação Técnica): 40%
- Trabalho de individual/grupo (Plano de Negócios): 40%
- Qualidade de Participação nas Aulas/Apresentação de trabalhos: 20%
Exame Final para os não dispensados:
- Trabalho de individual/grupo (Avaliação Técnica): 40%
- Trabalho de individual/grupo (Plano de Negócios): 40%
- Qualidade de Apresentação de trabalhos: 20%
Bibliografia
- Ries, E. (2011). The Lean Start up. New York: Crown Business
- Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Porto Editora
- Silva, M. e Mainardes, E. (2012). Inovação Empreendedora das Pequenas e Médias Empresas' in Marketing Empreendedor - Novos Rumos para o Sucesso nos Negócios de Micro, Pequenas e Médias Empresas. (pp. 59-89). Curitiba: Xibpex
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como a discussão dos projectos dos alunos.
Software utilizado nas aulas
Word e Excel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de maio de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)