Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938075.
Docente(s)
            - Maria Madalena Giraldes Barba Pessoa Jorge Oudinot Larcher (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          O objectivo da disciplina é apresentar os grandes horizontes da história da cultura ocidental, privilegiando o período entre o Renascimento e o Iluminismo, de maior interesse para um conservador restaurador, nele se inserindo a maior parte das obras de arte que em Portugal são alvo de intervenção.
Programa
          I.	Referências antigas e medievais: as bases da identidade europeia (os alicerces clássicos e judaico-cristãos; a sua conjugação com as culturas bárbaras; marcas da cultura na arte, nos séculos VII e VIII; o retorno aos padrões clássicos, no século IX e no século XII).
II.	Renascimento e Renascimentos: os múltiplos horizontes do humanismo e do naturalismo 
III.	Reforma Protestante e Católica: a projecção nos valores e na cultura; as marcas na arte e no património
IV.	A afirmação dos Estados num novo equilíbrio europeu; cultura europeia e culturas nacionais
V.	A Sociedade do Antigo Regime: Os séculos XVII e XVIII (estratificação social e universo mental)
VI.	As Luzes: a cultura sob uma nova leitura: as reformas do ensino; a ciência e as técnicas: a contestação das convenções e o emergir de uma nova mentalidade; os programas de progresso social; a era da(s) ideologia(s), do despotismo iluminado à apologia da insurreição popular. 
Metodologia de avaliação
          A avaliação consistirá numa frequência em que o aluno será classificado consoante a sua capacidade de desenvolver os temas com rigor, clareza e profundidade; caso não obtenha nota de 10 terá de fazer um exame. 
Bibliografia
          - CHAUNU, P. (1995). A Civilização das Luzes. (Vol. 2 vs). Lisboa:  Presença
- CHAUNU, P. (2002). O Tempo das Reformas, 1250-1550. (Vol. 2 vs.). Lisboa:  Edições 70
- DELUMEAU, J. (2011). A Civilização do Renascimento. (Vol. 2 vs.). Lisboa:  Edições 70
- TOUCHARD, J. (1997). História das Ideias PolÃticas. (Vol. 3 vs.). Sintra:  Europa-América
Método de Ensino
          As metodologias conjugarão aulas expositivas com a projecção de material que fomente a participação e debate (exercícios de crítica a textos da época, imagens do património artístico, esquemas e mapas).
	
Software utilizado nas aulas
          Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















