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Ano Letivo: 2020/21

Conservação e Restauro

História e Tecnologia da Talha e do Mobiliário

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 2,0 OT , Cód. 938069.

Docente(s)
- Fernando dos Santos Antunes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Conhecimento das técnicas e tecnologias da produção artística da talha e do mobiliário.
Conhecimento e utilização das matérias-primas, produtos, materiais, utensílios instrumentos e equipamentos.
Praticar as principais técnicas de produção, ao nível da talha em madeira, com os revestimentos com folhas metálicas e policromias; e ao nível do mobiliário, com os revestimentos decorativos em diferentes madeiras e outros materiais diversos e dos acabamentos e polimentos.
Desenvolver manualidade, concentração e rigor técnico na execução.

Programa
A. BREVE INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA TALHA E DO MOBILIÁRIO
1. Principais materiais e produtos empregados na produção artística de objetos em madeira
2. Terminologia utilizada na laboração das madeiras
3. A Oficina de Madeiras
3.1. Principais equipamentos, ferramentas e instrumentos
3.2. Regras básicas de higiene, saúde, segurança e organização

B. ESTRUTURAS EM MADEIRA – SISTEMAS DE LIGAÇÕES E ENCAIXES
1. Arte e técnica de produção de ligações e encaixes em estruturas de madeira
1.1. Escolha e preparação da madeira
1.2. Medição
1.3. Marcação
1.4. Corte e Acerto
1.5. Técnicas de colagem e apertos das colagens

C. TÉCNICAS DECORATIVAS ORNAMENTAIS E FIGURATIVAS
1. Arte e técnica de entalhar ou esculpir madeiras
1.1. Execução de desenho ou esboço e marcações auxiliares
1.2. A escolha e preparação da madeira
1.3. Transposição do desenho
1.4. Recorte dos contornos
1.5. Desbaste
1.6. Modelação dos volumes
1.6.1. Desbaste dos segundos planos
1.6.2. Acerto dos primeiros planos
1.6.3. Acabamento e polimento

D. REVESTIMENTOS DECORATIVOS A FOLHA METÁLICA E POLICROMIAS
1. Arte e técnica de dourar e pratear
1.1. Materiais e técnicas preparatórias da superfície em madeira
1.1.1. Preparação da madeira para receber as camadas de assentamento
1.1.2. As camadas preparatórias ou de assentamento da folha metálica
1.1.3. Polimento das camadas de preparação
1.2. Materiais e técnicas de revestimentos a folhas de ouro e prata finos, e de imitação
1.2.1. A água ou a têmpera
1.2.2. A óleo ou mordente
1.3. Tipos de acabamentos dos revestimentos metálicos
1.3.1. Brunido, semi-mate, mate, fosco
1.3.2. Aplicação de camada de proteção
2. Arte e técnica das policromias sobre os revestimentos metálicos
2.1. Estofados
2.2. Esgrafitados
2.3. Puncionados

E. TÉCNICAS DECORATIVAS NO MOBILIÁRIO
1. Arte e técnica de decorar e revestir madeiras
1.1. Embutidos
1.2. Chapeados, folheados e marchetados
1.3. Incrustados
2. Arte e técnica de colorir madeiras
2.1. Coloração de madeiras com velaturas aquosas
2.2. Coloração de madeiras com transparências – corantes
3. Arte e técnica dos acabamentos e polimentos das madeiras
3.1. Polimentos abrasivos, polimentos a seco, ou polimentos preparatórios
3.2. Polimentos a óleo de Cedro, de Linho, ou de Teca
3.3. Polimento a vaselina líquida
3.4. Polimento rústico, a cera
3.5. Polimento à inglesa, meio polimento a cera/verniz, ou polimento à portuguesa
3.6. Polimento à francesa, polimento a álcool, ou polimento à boneca de trapos

Metodologia de avaliação
Atos de Avaliação Integrada e Sua Ponderação na Avaliação Contínua e Final

Componente Teórica:
-Portfólio – Memória Descritiva (40%);

Componente Prática Laboratorial:
-Portfólio – Exercícios desenvolvidos (50%);
-Assiduidade, participação e organização nas aulas (10%).

Informação complementar:
-Os alunos ficam obrigados a cumprir todos os itens da avaliação, podendo escolher ser
globalmente avaliados em avaliação contínua, ou em avaliação final;
-Os alunos, para serem admitidos à avaliação final, tem de ter avaliação positiva à componente
prática laboratorial, com o mínimo de 9,5 valores, em avaliação contínua;
-Os alunos poderão submeter os trabalhos escritos da componente teórica em avaliação final -
época de exame;
-Eventuais melhorias serão feitas apenas à componente teórica - trabalhos escritos - sendo
considerada na ponderação final global a avaliação obtida na componente prática laboratorial.


Bibliografia
- BAUDRY, M. (1978). La Sculpture. Paris: Ministére de la Culture, Imprimerie National
- BROUN, J. (1994). The Encyclopedia of Wood Working Techniques. London: Quatro Publishing, Headline Book Publishing
- TRILLAT, R. e AIMPEAU, B. e TRILLAT, H. (1981). Technologie des Métiers du Bois: Menuiserie, Ebénisterie, Agencement. (Vol. 1,2,3). Paris: Dunod
(1991). Gilded Wood: Conservation and History. (Gilding Conservation Symposium, Philadelphia Museum of Art, Pennsylvania). Madison, Connecticut: Sound View Press

Método de Ensino
Modelo de Avaliação Contínua: O aluno deverá realizar um par dos exercícios opcionais, desde a fase de projeto; à escolha e preparação das madeiras; à marcação e transposição do desenho/esboço; à laboração das madeiras; à decoração/acabamento.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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