Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938054.
Docente(s)
- Maria Madalena Giraldes Barba Pessoa Jorge Oudinot Larcher (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável.
Objetivos
Os alunos deverão adquirir os principais conhecimentos sobre os grandes horizontes da história portuguesa, do século XV aos finais do XVIII, com particular enfoque para a expansão marítima, na qual se moldou o perfil humanístico e cosmopolita da sua cultura, no quadro do Renascimento.
Programa
I. O Século XVI: a Formação do Estado Moderno
1. D.Manuel (1494 - 1521): a centralização do poder; a construção do império;
2. D.João III (1521 - 1557): as reformas administrativas e judiciais; a política ultramarina
3. O prenúncio da crise (no reino e no ultramar): das regências a Alcácer Quibir (1578) e às cortes de Tomar (1581)
4. A sociedade quinhentista
II. Os Tempos Filipinos (1581-1640)
1. O governo do reino
2. O império: os inícios de uma concorrência internacional
3. O sebastianismo
III. Os Tempos da Restauração (1640-1668)
1. O governo do reino: política interna e externa
2. A gestão ultramarina
3. A sociedade
4. Ensino e cultura
IV. Da Consolidação da Dinastia de Bragança aos finais do Antigo Regime (1668-1750)
1. O percurso para o absolutismo: a afirmação do Estado
2. A situação económica
3. A cultura
V. O Reinado de D.José (1750-1777)
1. Reformas no aparelho de Estado
2. Economia
3. Sociedade e cultura
VI: O Reinado Efectivo de D.Maria I (1777-1792)
1. A Viradeira
2. O Tratado de Santo Ildefonso
3. A economia e a sociedade
4. A Academia Real das Ciências
5. A Inconfidência Mineira
Metodologia de avaliação
A avaliação consistirá numa frequência, feita online e enviada por mail, com consulta, em data e hora pré-estabelecida e com a duração de 3h, na qual é necessária a nota mínima de 10 (dez valores, na escala de 0 a 20). Os alunos que não a obtiverem, terão de ir a exame, o qual terá exactamente as mesmas condições.
Haverá também a possibilidade, para os alunos que o desejarem, de uma avaliação complementar, que consistirá na análise crítica de uma fonte documental da época, sob orientação da docente, enviado por mail e também apresentado em aula online. A nota deste trabalho fará média com a frequência e/ou exame, sendo apenas considerada caso resulte em benefício para o aluno.
Bibliografia
- ALBUQUERQUE, L. (1994). Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses. (Vol. 2 vs.). Lisboa: Caminho
- AZEVEDO, J. (1921). História dos Cristãos Novos Portugueses. Lisboa: Livraria Clássica
- MATTOSO, J. (1992). História de Portugal. (Vol. v.3 e 4). Lisboa: Círculo de Leitores
- VERÍSSIMO SERRÃO, J. (1991). História de Portugal. (Vol. v.4 e 5). Lisboa: Verbo
Método de Ensino
Aulas expositivas acompanhadas de projecção de imagens
Aulas teórico-práticas, com a análise de textos da época.
Software utilizado nas aulas
Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)