Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 5,0 OT , Cód. 938037.
Docente(s)
- Luís Filipe Raposo Pereira (2)
- Fernando dos Santos Antunes (1)(2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
- Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No âmbito do domínio técnico-científico da conservação e restauro do património cultural, nas suas áreas funcionais da preservação, conservação e restauro, o aluno deverá ser capaz de:
-Desenvolver os conhecimentos anteriormente adquiridos, ao longo do seu processo de ensino e formação;
-Aplicar os conhecimentos sedimentados e desenvolver novos conhecimentos e competências técnico-científicas em novas situações;
-Desenvolver competências relacionadas com o seu mercado de trabalho, do sector de actividade económica da conservação e restauro do património cultural integrado e móvel, quer ao nível das empresas do sector e das empresas subsidiárias e parceiras deste sector, quer das entidades e organizações (públicas ou privadas) proprietárias ou responsáveis pela gestão, pela salvaguarda e valorização, e pela preservação, conservação e restauro do património cultural, como sítios arqueológicos, edifícios e monumentos (civis, religiosos), museus, arquivos e bibliotecas, e colecionadores particulares;
-Desenvolver hábitos e práticas de comunicação e divulgação dos trabalhos e investigação realizados, privilegiando-se a comunicação e apresentação pública dos projectos desenvolvidos, e incentivando e valorizando a publicação de artigos relacionados com o trabalho de projecto ou os seus resultados, em revistas do sector/domínio, nacionais e internacionais, favorecendo as que tenham revisão por pares.
Programa
O aluno, no contexto da unidade curricular, deverá produzir:
-Um Projecto em Conservação e Restauro subordinado à especialidade opcional para a qual for selecionado, e cujo tema e estrutura serão, prévia e obrigatoriamente, submetidos, discutidos e aprovados com o docente, que garantirá o seu acompanhamento;
-Uma Apresentação Oral Pública do Projecto, apoiada em documento multimédia.
Especialidades oferecidas pelo Curso:
Materiais Cerâmicos; Materiais Pétreos; Retabulística e Talha; Escultura em Madeira; Mobiliário; Pintura de Cavalete; Documentos Gráficos.
Metodologia de avaliação
A avaliação final inclui os seguintes itens:
-Apresentação oral pública do objeto de estudo do Projeto CR (10%);
-Documento informático multimédia de apoio à apresentação oral (10%);
-Projeto em Conservação e Restauro - Trabalho de pesquisa escrito (80%).
Bibliografia
- BUYS, S. e OAKLEY, V. (1993). The Conservation and Restoration of Ceramics. London: Butterworth, Heinemann
- DANIELS, C. (2015). The Stone Restoration Handbook: A practical guide to the conservation repair of stone and masonry paperback. Marlborough: Crowood Press
- DESCAMPS (ed.), F. (0). Methodology for the Conservation of Polychromed Wooden Altarpieces.: An International Conference Organized by the Getty Conservation Institute and the Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, Seville, May 2002. . Acedido em 4 de março de 2021 em https://www.getty.edu/conservation/publications_resources/pdf_publications/wooden_altarpieces.html
- ORDOÑEZ,, C. e ORDOÑEZ, L. e ROTAECHE, M. (1996). Il Mobile: Conservazione e Restauro. Fiosole: Nardini Editore
- RIVERS, S. e UMNEY, N. (2012). Conservation of Furniture. Butterworth-Heinemann Series in Conservation and Museology. London: Routledge
- SCHWEIDLER, M. (0). The Restoration of Engravings, Drawings, Books, and Other Works on Paper. Translated, edited, and with an introduction, appendix, and glossary by Roy Perkinson.. Acedido em 4 de março de 2021 em https://www.getty.edu/conservation/publications_resources/books/restoration_works_on_paper.html
- STONER, J. e RUSHFIELD, R. (2012). Conservation of Easel Paintings. London: Routledge
- TAUBERT, J. (2015). Polychrome Sculpture: Meaning, Form, Conservation. Los Angeles: The Getty Conservation Institute.
Método de Ensino
Serão disponibilizadas sessões para orientação tutorial para o acompanhamento dos trabalhos a realizar pelo aluno, para esclarecimento de dúvidas e apoio no processo de formação/aprendizagem, incluindo, disponibilização de bibliografia específica.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)