Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81779.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Software NLE
Inglês Nível B2 (mínimo)
Objetivos
A. Deter uma visão histórica da relação entre Cinema e Etnografia
Aa. Conhecer a origem e evolução da ciência etnográfica e da arte cinematográfica
B. Compreender os conceitos fundamentais do Cinema Etnográfico, tendo em conta o conteúdo do 10º ODS
Bb. Relacionar os princípios formais do cinema e da etnografia
C. Conhecer obras cinematográficas no género etnográfico
Cc. Identificar cineastas e etnógrafos/as marcantes na história e no género
D. Produzir exercícios fílmicos segundo uma abordagem etnográfica
Dd. Dominar convenções de construção fílmica aplicada à etnografia
Programa
1. Etnografia e Cinema: entre ciência e arte
1.1. Afastamento e aproximação entre Etnografia e Cinema
1.2. Cientificidade etnográfica e artisticidade cinematográfica
2. Filme Etnográfico como género do documentário
2.1. Debate em torno da noção de "géneros do documentário"
2.2. O filme etnográfico na sua especificidade
3. Métodos de pesquisa e de representação do observável
3.1. Observação participante em etnografia
3.2. Tratamento fílmico da informação recolhida
3. Política, estética e ética do Cinema Etnográfico
3.1. Modos de Ver, por John Berger
3.2. O imperativo ético no filme etnográfico
4. Filmografias fundamentais em Cinema Etnográfico
4.1. Do "travelog" a Flaherty
4.2. Consolidação do género etnográfico
5. Atributos do filme etnográfico
5.1. A grelha de análise, segundo Karl Heider
5.2. A grelha de atributos como ferramenta metodológica
6. Potencial fílmico de um tema de cariz etnográfico
6.1. Etnografia vs Cinema: sobreposições metodológicas
6.2. Tradição e atualidade na ciência etnográfica
7. Fases de produção e trabalho de campo
7.1. Pesquisa e pré-produção
7.2. Rodagem, montagem e circuitos de exibição
Metodologia de avaliação
Frequência / Exame / Recurso
. Exercício fílmico observacional (mínimo 7 minutos) - 30%
. Exercício fílmico participativo (mínimo 7 minutos) - 30%
. Análise teórica de cada exercício fílmico (mínimo 1100 palavras) - 2 x 20%
Bibliografia
- Lévi-Strauss, C. (2014). Mito e Significado. Lisboa: Edições 70
- Berger, J. (2018). Modos de Ver. Lisboa: Antígona
- Grimshaw, A. (2008). The Ethnographer's Eye. Cambridge: Cambridge University Press
- Heider, K. (2006). Ethnographic Film. Austin: University of Texas Press
- Nichols, B. e , . (1994). Blurred bounderies: questions of meaning in contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press
Método de Ensino
1. Exposição dos conteúdos (modo síncrono)
2. Leitura de textos de apoio (modo assíncrono)
3. Visionamento e análise de filmes (modo assíncrono)
4. Exercícios práticos (modo síncrono e assíncrono)
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Microsoft Office
Software NLE
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável