Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81775.
Docente(s)
- António Martiniano Ventura (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento de capacidades conceptuais e operacionais no projecto de produtos fotográficos.Dominar a utilização dos equipamentos de imagem. Dominar as técnicas de processamento de filme e papel fotográfico analógicos.Adquirir competências criativas e técnicas.
Programa
1 - A Fotografia como um processo, e as suas zonas de interesse: o Objecto, a Câmara e o Registo;
2 - A luz e o Objeto: técnicas básicas de iluminação em fotografia;
3 - A formação da imagem: enquadramento, controle da exposição, foco e nitidez;
4 - A formação da imagem: ponto de vista e distância focal;
5 - A imagem fotográfica: imagem técnica ou artesanal?
6 - O registo fotográfico como técnica de fabricação, reprodução e divulgação de imagens;
7 - A fotografia enquanto processo de comunicação;
8 - Fotografia e narrativa;
Metodologia de avaliação
Dado que as características desta disciplina exigem uma participação activa do estudante, será apropriado que a avaliação da aprendizagem seja feita de modo contínuo.
Assim, para cada um dos Projectos Experimentais propostos, desenvolvidos em aula, será solicitado relatório técnico individual. Será proposto um trabalho prático para ser resolvido por pequenos grupos. A nota final, resultará da media ponderada obtida entre a avaliação individual, com peso 60 e a avaliação no trabalho de grupo, com peso 40. As provas de Exame deverão incluir prova escrita e a apresentação dos relatórios individuais relativos ao acompanhamento dos Projectos Experimentais desenvolvidos em aula prática.
Bibliografia
- Adams, A. (1995). The Camera. NY: nsel Adams
- Silveira Ramos, M. e Soudo, J. (2005). Manual de Técnicas Fotográficas. lisboa: CENJOR
Método de Ensino
Um conjunto de exercícios que, devidamente sequenciados e relacionados, irão permitir, no seu desenvolvimento experimental, produzir reflexão sobre três questões básicas: o que é a fotografia, para que serve e como se faz. Avaliação contínua
Software utilizado nas aulas
Photoshop