IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Cinema Documental

Projeto

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 817723.

Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Software NLE
Inglês Nível B2

Objetivos
A. Adquirir competências de realização e produção cinematográficas;
Aa. Concretizar o disposto no dossiê de projeto numa abordagem de problema-solução;
B. Contribuir para uma sociedade pacífica, inclusiva e sustentável (16º ODS);
Bb. Promover relações interpessoais pacíficas, inclusivas e justas;
C. Melhorar o desempenho técnico de acordo com as competências individuais;
Cc. Consolidar competências técnicas, artísticas e comunicacionais;
D. Articular as fases de pré-produção, produção e pós-produção;
Dd. Executar as tarefas subjacentes ao fluxo de trabalho de acordo com o propósito estético e ético do projeto.

Programa
1. Plano de produção
1.1. Constituição de equipas e atribuição de funções
1.2. Guião técnico e mapa de rodagem
1.3. Teste de equipamento de requisitos logísticos
2. Rodagem
2.1. Trabalho de campo
2.2. Verificação de brutos (som e imagem)
3. Pós-produção
3.1. Montagem
3.2. Design de mistura de som
3.3. Tratamento de cor
4. Projeção teste
4.1. Análise qualitativa
4.2. Aspetos a refinar
5. Refinamento
5.1. Montagem
5.2. Design e mistura de som
5.3. Tratamento de cor
5.4. Legendagem
5.5. Codificação e exportação de versão final
6. Visionamento final
6.1. Análise e discussão crítica do filme
7. Promoção e distribuição
7.1. Estratégia de distribuição
7.2. Pacote de distribuição

Metodologia de avaliação
Frequência / Exame / Recurso
Visionamento e análise do filme produzido - 45%
Relatório Individual de Produção - 35%
Pacote de Distribuição - 20%

Bibliografia
- Guzmán, P. (2017). Filmar o que não se vê: um modo de fazer documentários. São Paulo: Edições SESC
- Nichols, B. (1991). Representing Reality. Indiana: Indiana University Press
- Rabigger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press

Método de Ensino
1. Aulas práticas
2. Acompanhamento tutorial
3. Trabalho de campo
4. Visionamento e análise de filmes

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Software NLE
Quicktime Player

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado