IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Cinema Documental

Montagem II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817712.

Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Software NLE
Inglês Nível B2

Objetivos
A. Compreender o efeito supressor da montagem sobre a dimensão espácio-temporal de uma obra cinematográfica;
B. Identificar padrões associados a montagem narrativa, montagem discursiva e montagem de correspondências;
C. Reconhecer critérios e opções de montagem a partir da análise de filmes.

Programa
1. Verticalidade e horizontalidade em montagem;
1.1. Eixo sincrónico e eixo diacrónico;
1.2. Sincronia: polissemia e simultaneidade;
1.3. Diacronia: Sucessão e sentido;
2. Montagem e receção;
2.1. Montagem narrativa;
2.2. Montagem discursiva;
2.3. Montagem de correspondências;
3. Montagem e géneros cinematográficos;
3.1. Duração de um plano;
3.2. Ritmo e intensidade;
3.3. Padrões de montagem;
4. Montagem e experimentação;
4.1. Convenção e disrupção;
4.2. Fragmentação e discontinuidade;
4.3. Estilo e neutralidade;
5. Montagem em documentário;
5.1. Factualidade e manipulação;
5.2. Documentário e planificação;
5.3. Material de arquivo.

Metodologia de avaliação
Frequência / Exame / Recurso
Exercício #1 “De longa a curta” - 20%
Exercício #2a “Curta01” + #2b “Curta02” - 20%
Exercício #3 “Entrevista” - 20%
Exercício #4 “Curta03” - 20%
Exercício #5 “Imagens de arquivo” - 20%

Bibliografia
- Amiel, V. (2016). Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia
- Dancyger, K. (2002). The Technique of Film and Video Editing: history, theory and practice. EUA: Focal Press
- Murch, W. (1995). In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing. California: Silman-James Press
- Rabiger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press

Método de Ensino
1. Exposição oral dos conteúdos (modo síncrono)
2. Produção de exercícios (modo síncrono e assíncrono)
3. Visionamento e análise de excertos de filmes (modo assíncrono)

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Software NLE

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado