Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817712.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Software NLE
Inglês Nível B2
Objetivos
A. Compreender o efeito supressor da montagem sobre a dimensão espácio-temporal de uma obra cinematográfica;
B. Identificar padrões associados a montagem narrativa, montagem discursiva e montagem de correspondências;
C. Reconhecer critérios e opções de montagem a partir da análise de filmes.
Programa
1. Verticalidade e horizontalidade em montagem;
1.1. Eixo sincrónico e eixo diacrónico;
1.2. Sincronia: polissemia e simultaneidade;
1.3. Diacronia: Sucessão e sentido;
2. Montagem e receção;
2.1. Montagem narrativa;
2.2. Montagem discursiva;
2.3. Montagem de correspondências;
3. Montagem e géneros cinematográficos;
3.1. Duração de um plano;
3.2. Ritmo e intensidade;
3.3. Padrões de montagem;
4. Montagem e experimentação;
4.1. Convenção e disrupção;
4.2. Fragmentação e discontinuidade;
4.3. Estilo e neutralidade;
5. Montagem em documentário;
5.1. Factualidade e manipulação;
5.2. Documentário e planificação;
5.3. Material de arquivo.
Metodologia de avaliação
Frequência / Exame / Recurso
Exercício #1 De longa a curta - 20%
Exercício #2a Curta01 + #2b Curta02 - 20%
Exercício #3 Entrevista - 20%
Exercício #4 Curta03 - 20%
Exercício #5 Imagens de arquivo - 20%
Bibliografia
- Amiel, V. (2016). Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia
- Dancyger, K. (2002). The Technique of Film and Video Editing: history, theory and practice. EUA: Focal Press
- Murch, W. (1995). In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing. California: Silman-James Press
- Rabiger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press
Método de Ensino
1. Exposição oral dos conteúdos (modo síncrono)
2. Produção de exercícios (modo síncrono e assíncrono)
3. Visionamento e análise de excertos de filmes (modo assíncrono)
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Software NLE
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável