Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL , Cód. 905618.
Docente(s)
- Pedro Augusto Nogueira Marques (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Definir e caracterizar uma secção;
2. Classificar as secções de acordo com os utilizadores da sua atividade;
3. Compreender e aplicar os diferentes métodos utilizados na repartição secundária dos custos;
4. Identificar os sistemas de contas;
5. Distinguir entre os sistemas de contas monista radical e duplo contabilístico;
6. Compreender e efetuar lançamentos relativos a diversas operações, pelos sistemas monista radical e duplo contabilístico;
7. Relacionar o processo de elaboração do orçamento anual com as funções de gestão e identificar e elaborar os diferentes programas e orçamentos;
8. Compreender a importância e as implicações da adoção de um sistema de custeio orçamentado;
9. Determinar, em sistema de custeio orçamentado, os custos das secções homogéneas, os custos dos produtos e dos serviços e apurar os desvios;
10. Distinguir e enunciar os desvios contabilísticos e os desvios de natureza extra-contabilística e proceder à sua análise;
11. Identificar o tipo de empresa em que os custos padrões podem ser adotados e descrever a forma de determinação do custo padrão;
12. Determinar e analisar, em sistema de custeio padrão, o desvio de fabricação, utilizando o sistema de custeio real e o sistema de custeio orçamentado;
13. Descobrir os dois estádios que caracterizam o método ABC e identificar as cinco etapas necessárias à sua implementação;
14. Saber explicar os conceitos de atividade e cost driver;
15. Conhecer as vantagens e as principais dificuldades associadas à implementação do método ABC e identificar as principais diferenças para com o método das secções homogéneas;
16. Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 4, conforme Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015).
Programa
1. Método das Secções Homogéneas:
1.1. Aplicabilidade do Método;
1.2. Definição das Secções;
1.3. Classificação das Secções;
1.4. Apuramento do Custo das Secções Industriais;
1.5. Imputação do Custo das Secções;
1.6. Imputação dos Custos de Armazenagem;
1.7. Apuramento dos Custos de Produção;
1.8. Métodos utilizados na Repartição Secundária dos Custos:
1.8.1. Método Direto (Direct Method);
1.8.2. Método de Alocação Sequencial (Step-Down Method);
1.8.3. Método de Alocação Recíproca (Reciprocal Allocation).
2. Sistemas de Contas:
2.1. Sistemas monistas e dualistas;
2.2. Plano de Contas da contabilidade analítica;
2.3. Movimentação contabilística em sistema monista radical e em sistema duplo contabilístico.
3. O Orçamento Anual:
3.1. Conceito de Orçamento;
3.2. Ciclo Orçamental;
3.3. Papel do Orçamento na Gestão;
3.4. Obstáculos ao Processo Orçamental;
3.5. Sequência Orçamental.
4. Sistemas de Custeio Básico:
4.1. Custos reais versus custos básicos;
4.2. Principais objetivos dos custos básicos;
4.3. Tipos de custos básicos;
4.4. Sistema de Custeio Total Orçamentado;
4.5. Sistema de Custeio Variável Orçamentado.
5. Controlo Orçamental:
5.1. Conceito de Gestão por Exceção;
5.2. Distinção entre desvios contabilísticos e extra-contabilísticos;
5.3. Noção de Orçamento Ajustado;
5.4. Análise dos desvios contabilísticos;
5.5. Análise dos desvios extra-contabilísticos;
5.6. A Demonstração dos Resultados Ajustada.
6. Sistema de Custeio Padrão:
6.1. Conceito e utilização de custos padrões;
6.2. Determinação do Custo Padrão;
6.3. Desvio de fabricação em sistema de custeio real;
6.4. Desvio de fabricação em sistema de custeio orçamentado.
7. Método ABC (Activity Based Costing):
7.1. Principais características do Método ABC;
7.2. Tipos de atividades no Método ABC;
7.3. Comparação entre o Método das Secções Homogéneas e o Método ABC;
7.4. Vantagens e Principais Dificuldades da Implementação do Método ABC.
Metodologia de avaliação
1) Avaliação contínua:
- 2 provas escritas: 30% cada (nota mínima de 7 valores);
- Trabalho prático: 40% (nota mínima de 8 valores);
2) Avaliação não contínua:
- Prova escrita: 100%;
- Alunos com classificação igual ou superior a 16 valores: prova oral (caso não façam prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 15 valores).
Bibliografia
- Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa: Áreas Editora
- Datar, S. e Rajan, M. (2018). Horngren's Cost Accounting A managerial emphasis. New Jersey: Prentice-Hall International
- Franco, V. e Outros, . (2012). Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho. Lisboa: Livros Horizonte
- Franco, V. e Outros, . (2015). Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão. Lisboa: Livros Horizonte
- Neves, J. e Rodrigues, J. e Jordan, H. (2021). O Controlo de Gestão ao serviço da estratégia e dos gestores. Lisboa: Áreas Editora
- Vieira, J. e Asseiceiro, J. e Caldeira, C. e Ferreira, D. e Vicente, C. (2016). Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados Casos Práticos (Vol. I). Lisboa: Rei dos Livros
- Vieira, J. e Asseiceiro, J. e Caldeira, C. e Ferreira, D. e Vicente, C. (2019). Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados - Cost and Management Accounting. Lisboa: Rei dos Livros
- Weygandt, J. e Kieso, D. e Kimmel, P. (2020). Managerial Accounting Tools for Business Decision Making. New York: Wiley
Método de Ensino
Serão utilizadas as seguintes:
- Expositivas: onde serão apresentados os quadros teóricos de referência;
- Participativas: onde os alunos irão analisar e resolver casos práticos;
- Autoestudo: onde os alunos desenvolverão o seu trabalho autónomo.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)