Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL , Cód. 90561.
Docente(s)
            - Ana Cristina Becerra Nata dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável.
Objetivos
          1. No final da U.C. o aluno será capaz de realizar as competências abaixo descriminadas por áreas de conhecimentos:
   1.1. Análise Matemática: 
      1.1.1. operar com números, resolver equações e sistemas de equações lineares;
      1.1.2. dominar o conceito de função real de variável real, assim como os conceitos associados ao cálculo diferencial e respetivas aplicações.
   1.2. Álgebra Linear:
      1.2.1. operar com matrizes;
      1.2.2. discutir e resolver sistemas de equações lineares;
      1.2.3. calcular determinantes, estudar as suas propriedades e utilizá-los em diversas aplicações.
   1.3. Programação Linear:
      1.3.1. compreender os conceitos básicos da programação linear;
      1.3.2. equacionar e resolver, graficamente  e analiticamente, problemas de otimização com restrições pelo método do Simplex;
2. O aluno será capaz de desenvolver o raciocínio matemático, lógico e analítico que permita a criação de autonomia na aprendizagem.
3. O aluno será capaz de formular matematicamente problemas e implementar as ferramentas adequadas à sua resolução.
Programa
          1ª PARTE
1. Noções de Cálculo Algébrico.
   1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos.
   1.2.	Expressões polinomiais, racionais fraccionárias e irracionais.
   1.3. Resolução de equações, inequações e sistemas de equações lineares, com referência a exemplos de aplicação.
2. Funções reais de variável real.
   2.1. Conceito de função: domínio, contradomínio, conjunto de chegada, zeros e respetiva representação gráfica.
   2.2.	Estudo de algumas funções algébricas e transcendentes. Análise das suas aplicações a certos problemas de natureza económica: funções custo, receita e lucro.
   2.3. Estudo das funções exponencial e logarítmica, com referência a exemplos de aplicação.
3. Cálculo diferencial.
   3.1.	Interpretação gráfica das noções de limite e de derivada de uma função num ponto. 
   3.2. Função derivada.
   3.3. Regras de derivação. Derivadas sucessivas.
   3.4. Aplicações das derivadas ao estudo de funções e a certos problemas de natureza económica: funções marginais e elasticidade do preço na procura.
2ª PARTE
4. Matrizes.
   4.1. Noções gerais. Alguns tipos particulares de matrizes.
   4.2. Operações com matrizes e propriedades.
   4.3. Matriz transposta, matrizes simétricas e anti-simétricas.
   4.4. Operações elementares. Característica de uma matriz.
   4.5. Sistemas de equações lineares.
      4.5.1. Representação matricial de um sistema de equações lineares;
      4.5.2. Classificação e discussão de um sistema de equações lineares por recurso ao teorema de Rouché;
      4.5.3. Resolução de sistemas de equações lineares por recurso ao método de eliminação de Gauss-Jordan.
5. Determinantes.
   5.1. Conceito de determinante.
   5.2. Regra dos produtos cruzados para o cálculo de determinantes de 2ª ordem e regra de Sarrus para determinantes de 3ª ordem. 
   5.3. Determinante menor, menor complementar e complemento algébrico. Teorema de Laplace.
   5.4. Propriedades dos determinantes.
   5.5. Cálculo da inversa de uma matriz não-singular a partir da sua matriz adjunta. 
   5.6. Aplicação dos determinantes aos sistemas de equações lineares. Regra de Cramer.
3ª PARTE: Programação Linear
6. Noções do Método do Simplex.
   6.1. Definição e objetivos da Programação Linear.
   6.2. Resolução de problemas de programação linear: método gráfico e método do Simplex.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: dois testes escritos, T1 e T2, sem consulta, cada um cotado para 20 valores e com nota mínima de 5 valores em cada. A classificação final é expressa por (T1+T2)/2, desde que a nota mínima tenha sido obtida em ambos os testes. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou T2. As notas T1 e T2 são arredondadas às centésimas e apenas a classificação final será arredondada às unidades.
Avaliação por exame: prova escrita sem consulta sobre toda a matéria. 
Aprovação (em qualquer modalidade): pelo menos 10 val. em 20 val., desde que cumpridas as restrições mencionadas anteriormente.
Bibliografia
          - Amaral, I.  e Ferreira, M. (2008). Algebra Linear: Matrizes e Determinantes. (Vol. 1). Portugal:  Edições Sílabo
- Davis, D.  e Armstrong, B. (2003). College mathematics: Solving problems in finite mathematics and calculus.. USA:  Pearson Education
- Marques dos Santos, M.  e Magalhães Hill, M. (2009). Investigação Operacional - Programação Linear. (Vol. 1). Portugal:  Edições Sílabo
- Strang, G. (2016). Introduction to Linear Algebra. USA:  Wellesley-Cambridge Press
Método de Ensino
          Aulas teórico em que se expõem e exemplificam as matérias de cada um dos conteúdos programáticos. Aulas práticas em que se resolvem exercícios  incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos. 
Software utilizado nas aulas
          GeoGebra
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















