Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 37,50 PL + 45,0 TP , Cód. 60243.
Docente(s)
            - José Manuel Palma Redes Ramos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          1. Enunciar e relacionar terminologia técnica e conceitos básicos sobre as TIC, em geral, e a Engenharia Informática, em particular; 
2. Qualificar e categorizar fontes e recursos de informação sobre as TIC; 
3. Elaborar e comunicar argumentação técnico-científica em domínios fundamentais das TIC; 
4. Descrever prospetivas sócio-tecnológicas das TIC; 
5. Produzir análise prospetiva e estratégica sobre as TIC; 
6. Codificar conteúdos e interfaces Web básicos para implementações estáticas, simplesmente ou multiplamente conectadas; 
7. Codificar comportamentos interativos em interfaces Web através de pares evento/ação; 
8. Codificar conteúdos e interfaces Web básicos para implementações dinâmicas; 
9. Codificar outputs gráficos básicos bitmap (Canvas); 
10. Implementar conteúdos e interfaces Web, básicos, gráficos e interativos.
Programa
          1. História Geral da Computação, da Internet, da Web e das TIC;  
2. A Informática e as grandes áreas das TIC;  
3. A dimensão sociotécnica da Engenharia Informática; 
4. A Hierarquia de Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria, Visão e Estratégia; 
5. Os paradigmas evolucionários das TIC; 
6. Os paradigmas evolucionários industriais e a Indústria 4.0; 
7. Os paradigmas evolucionários sociais e a Sociedade 5.0; 
8. Técnicas de pesquisa e de gestão de informação sobre temas das TIC; 
9. Discussão prospetiva e estratégica dos temas evolucionários sociotecnológicos;  
10. Metodologias de autoria e de desenvolvimento de prospetivas sociotecnológicas;  
11. Codificação estática de conteúdos e interfaces Web conectivos (HTML/CSS);  
12. Classes de javaScript: sintaxes, propriedades e métodos;  
13. Codificação em javaScript de dados, estruturas de dados e de processos simples; 
14. Aplicação de interação através de pares evento/ação; 
15. Codificação de ações simples através de programação básica; 
16. Codificação de sequências de input-process-output; 
17. Codificação de outputs gráficos básicos bitmap (Canvas); 
18. Desenvolvimento de miniprojetos Web, básicos, gráficos e interativos.
Metodologia de avaliação
          1. Apresentação de uma monografia prospetiva sobre TIC, em formato de impressão e em formato Web - 50% (sujeito a nota mínima de 7 valores); 
2. Desenvolvimento de duas aplicações Web gráficas e interativas - 50% (sujeito a nota mínima de 7 valores).
Bibliografia
          - Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. eBook Kindle:  Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2009). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco:  No Starch Press
- Mack, C. (2018). How to Write a Good Scientific Paper. Bellingham, Washington:  SPIE
- TutorialsPoint, #. (0). HTML Tutorial. Acedido em 31 de janeiro de 2019 em https://www.tutorialspoint.com/html/index.htm
Método de Ensino
          1. Aulas teórico-práticas com exposição e debate - 45 h; 
2. Aulas de prática laboratorial em ambiente de desenvolvimento de software - 32 h; 
3. Apoio tutorial em prática laboratorial de projeto - 5,5 h;
4. Apoio didático por e-learning (Moodle).
Software utilizado nas aulas
          Editor Notepad++; Browser Google Chrome;
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















