Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 602422.
Docente(s)
            - Jorge Manuel Marques Simões (1)
- Antonio Gabriel Simão de Castro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          O objectivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência prática, ajudando à criação de um potencial negócio cujo projecto deverá ter início na ideia de negócio, passando pela elaboração de um Plano de Negócios e a avaliação das condições de implementação da actividade.
Programa
          1. Conceitos de empreendedorismo 
1.1. A visão histórica de empreendedorismo 
1.2. A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social 
2. Processo Empreendedor 
2.1. Atitudes e competências empreendedoras 
2.2. Gestão de ideias e identificação de oportunidades 
2.3. Desafios e constrangimentos dos pequenos negócios 
2.4. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal 
2.5. Empresa familiar 
2.6. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio 
3. Metodologias para a escolha do projecto 
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia 
3.2. Condicionantes externas 
3.3. As formas de iniciar a actividade  
3.4. Competências internas necessárias 
3.5. Pesquisa de mercados 
3.6. Critérios de análise de oportunidades de negócios 
4. Elaboração de um plano de negócios 
4.1. A importância do plano de negócios 
4.2. Escolha da forma jurídica e actividade 
4.3. Estratégia de marketing 
4.4. A formalização do plano de negócios 
5. Financiamento do projecto 
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento 
5.2. Instituições publicas? análise da legislação em vigor 
5.3. Instituições financeiras 
6. Como criar a sua empresa 
6.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa 
6.2. A equipa empresarial 
6.3. O pacto social 
6.4. O início de actividade 
7. Sucesso/insucesso empresarial 
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua- A disciplina é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas. Será apresentada e discutida a matéria, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projetos dos alunos. A avaliação é efetuada por meio de um trabalho final, efetuada no período de avaliação continua (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame, no período indicado no calendário escolar. Avaliação de exame feita por meio de um trabalho final (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores reprovam.
Bibliografia
          - De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espana:  Paidos
- Marina, E.  e J, M. (2013). El Aprendizage de La Creatividad . (Vol. 1). Espana:  Ariel
- Pigueur, Y.  e Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa:  D.Quixote
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work. (Vol. 1). London:  Kogan Page
Método de Ensino
          A disciplina é leccionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que será apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projectos dos alunos.
Software utilizado nas aulas
          Word
Excel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 23 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















