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Ano Letivo: 2019/20

Segurança e Proteção Civil

Métodos Quantitativos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP , Cód. 62231.

Docente(s)
- Maria Manuela Morgado Fernandes Oliveira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos.

Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos:
1.1. matemáticos;
1.2. trigonométricos;
1.3. estatísticos.
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.

Programa
I. BREVES NOÇÕES DE ANÁLISE MATEMÁTICA REAL
1.1. Linguagem matemática e linguagem do dia a dia.
1.2. Generalidades sobre os sistemas numéricos.
1.3. Medidas, unidades, fatores de conversão e notação científica.
1.4. Proporcionalidade direta e inversa.
1.5. Distância entre dois números. Valor médio.
1.6. Propriedades das operações e simplificação de expressões algébricas.
1.7. Resolução de equações e de inequações.
1.8. Sistemas de equações lineares.
1.9. Conceito de função real de variável real.
1.10. Estudo da função afim e da função quadrática, e suas aplicações.

II. TRIGONOMETRIA
2.1 Conceito de ângulo e unidades de medida de ângulo
2.2. Relações trigonométricas de um ângulo agudo e caracterização de funções sinusoidais.
2.2. Conceito de amplitude e período.

III. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
3.1. Considerações preliminares
3.1.1. População e Amostra
3.1.2. Fases do Método Estatístico
3.1.3. Exploração dos dados e Inferência Estatística
3.1.4. Exemplos de aplicação da estatística
3.2. Tipo de dados
3.2.1. Dados qualitativos
3.2.2. Dados qualitativos
3.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica
3.4. Medidas de Estatística Descritiva
3.4.1. Medidas de localização
3.4.2. Medidas de dispersão
3.4.3. Medidas de forma: assimetria e achatamento.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: (F1+F2+F3)/3, em que F1,F2,F3=Frequências cotadas para 20 valores e sem consulta. Avaliação por exame: um teste escrito sem consulta, cotado para 20 valores, sobre toda a matéria lecionada (aprovação: >=10)

Bibliografia
(1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. (pp. 1-152). USA: John Wiley & Sons
(1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. (pp. 1-152). USA: John Wiley & Sons
(1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. (pp. 1-152). USA: John Wiley & Sons
(1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. (pp. 1-152). USA: John Wiley & Sons
(2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus, . USA: Pearson Education
(2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus, . USA: Pearson Education
(2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus, . USA: Pearson Education
(2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus, . USA: Pearson Education
(2009). Estatística Descritiva. Portugal: 7ª
(2009). Estatística Descritiva. Portugal: 7ª
(2009). Estatística Descritiva. Portugal: 7ª
(2009). Estatística Descritiva. Portugal: 7ª

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de outubro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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