Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 602828.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Inglês Nível B2
Objetivos
A. Compreender os princípios aplicados a uma classificação de produtos audiovisuais;
Aa. Conhecer a evolução histórica da produção audiovisual e respetiva categorização;
B. Caracterizar produtos audiovisuais segundo as suas características formais;
Bb. Identificar padrões formais, estratégias de produção e tendências de consumo de produtos audiovisuais;
C. Aplicar estratégias de produção de acordo com os diferentes formatos audiovisuais;
Cc. Executar funções técnicas e criativas no fluxo de produção audiovisual.
Programa
1. Critérios de classificação de produtos audiovisuais;
1.1. A evolução histórica da produção audiovisual;
1.2. Os 6 P's, por David Bordwell;
2. Formatos, géneros e mediatização;
2.1. Produção audiovisual e condições de receção/consumo;
3. Elementos constitutivos dos produtos audiovisuais;
3.1. Filme, série e programa televisivo: diferenças de forma e conteúdo;
4. Caracterização dos agentes do setor audiovisual;
4.1. Estratégias de produção de acordo com cada formato audiovisual;
5. Pré-produção, produção e pós-produção audiovisual;
5.1. Execução de tarefas específicas em cada fase de produção;
6. Marketing e distribuição;
6.1. Circuito de distribuição audiovisual;
6.2. Planos e ações promocionais.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
. Exercício#1 (mínimo 9 minutos) + Relatório individual de produção- 35%
. Exercício#2 (mínimo 5 minutos) + Relatório individual de produção- 35%
. Exercício#3 (mínimo 7 minutos) + Relatório individual de produção- 30%
Avaliação por Exame / Recurso
. Entrega de trabalho escrito, com um mínimo de 2500 palavras, de acordo com enunciado proposto pelo docente (100%)
Bibliografia
- Bordwell, D. (2008). Poetics Of Cinema. New York: Routledge
- Geraghty, L. e Janciovich, M. (2008). Shifting Definitions Of Genre, Essays On Labeling Films, Television Shows and Media. Jefferson, NC: McFarland & Company, Inc.
- Thompson, K. (2003). Storytelling in Film and Television. Cambridge: Harvard University Press
Método de Ensino
1. Exposição oral de conteúdos (modo síncrono)
2. Visionamento e análise de produtos audiovisuais (modo assíncrono)
3. Produção de exercícios (trabalho prático)
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Software NLE