Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 611820.
Docente(s)
            - João Pedro Tomaz Simões  (2)
- José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os estudantes devem ser capazes de: 
- Organizar, planear e gerir qualquer tipo de evento. 
- Conceber produtos baseados no setor de eventos, integrados em pacote turístico e cultural.
- Compreender a relação entre eventos e a atividade turística;
- Conhecer as motivações dos turistas que visitam eventos;
- Reconhecer os impactos dos eventos turísticos.
Programa
          1. Concetualização, caracterização e tipologias de eventos. A indústria dos eventos. 
1.1. Definição de evento; 
1.2. Tipologias dos eventos; 
1.3. Caracterização dos eventos; 
1.4. Importância dos eventos para as marcas; 
1.5. Fatores críticos de sucesso na industria de eventos. 
2. A relação entre eventos e a atividade turística; 
2.1. Eventos, sociedade e desenvolvimento; 
2.2. Impactos dos eventos turísticos; 
2.3. Eventos turísticos e imagem do destino; 
2.4. Autenticidade em turismo e eventos. 
3. Motivação, experiência e satisfação em turismo e eventos: 
3.1. Motivação em eventos turísticos; 
3.2. Experiência em turismo e eventos; 
3.3. Satisfação em eventos turísticos. 
4. Planeamento de eventos: 
4.1. Características do processo de planeamento de eventos; 
4.2. Tipos de planeamento de eventos; 
4.3. Fases do processo de planeamento; 
4.4. Tipos de planeamento; 
4.5. Importância do planeamento; 
5. Organização de eventos: 
5.1. Fases do processo de organização; 
5.2. Organização administrativa; 
5.3. Organização operacional e logística; 
5.4. Organização comercial; 
5.5. Organização económica e financeira; 
6. Eventos, comunicação e relações públicas; 
6.1. Tipos de comunicação institucional; 
6.2. As relações públicas como instrumento diferenciador nos eventos; 
6.3. A responsabilidade social das organizações e empresas: 
7. Gestão de equipas, financiamento, marketing e avaliação dos eventos. 
7.1. Formar equipas de sucesso.
7.2. Importância da comunicação dentro das equipas; 
7.3. Gestão da crise; 
7.4. Liderança.
Metodologia de avaliação
          - 1º - Teste de avaliação contínua - 40% da nota final (o aluno/a deve ter uma classificação superior a 7,5 valores para permanecer em avaliação contínua);
- 2º - Trabalho #1 (em grupo): Organização de um evento - 40% da nota final;
- 3º Trabalho #2 (individual): Fichas de trabalho a elaborar em cada aula - 20% da nota final.
Bibliografia
          - Caetano, J.  e Portugal, J.  e Portugal, M. (2018). Gestão de Eventos. Lisboa:  Escolar Editora
- Isidoro, A.  e Simões, M.  e Saldanha, S.  e Caetano, J. (2014). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa:  Edições Sílabo
- Marujo, N. (2015). Turismo, Turistas e Eventos: da Teoria à Prática.. Castelo Branco:  RVJ  Editores, Lda
- Vieira, J. (2015). Eventos e Turismo - Planeamento e Organização. Da teoria à prática.. Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas nas quais se privilegia a leitura e discussão de textos e casos práticos.
Realização de trabalhos individuais e em grupo apresentados e discutidos na sala de aula. 
Adoção do método expositivo, interrogativo e demonstrativo.
Software utilizado nas aulas
          powerpoint 2016
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de setembro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















