Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 601614.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
No final do curso os alunos deverão saber planear e recrutar pessoas; Identificar tendências, analisar, prever vagas, planear, executar e avaliar pessoas; Elaborar perfis de competências; Cumprir o quadro ético e deontológico da seleção profissional;
Programa
1)Introdução:
a. O contexto de recrutamento e seleção.
b. Questões éticas e legais.
2) Análise das necessidades dos Recursos Humanos:
a. O planeamento estratégico do recrutamento e seleção.
b. Competências: identificação, descrição e elaboração do perfil do candidato.
3) Atração e recrutamento:
a. Fontes e tipos de recrutamento.
b. Novas tecnologias no recrutamento e seleção.
4) Seleção baseada em competências:
a. Fases do processo de seleção.
b. Métodos e preditores do desempenho (dados biográficos, entrevista, testes e exercícios).
c. Assessment centres.
5) Decisão e orientação:
a. A tomada de decisão: critérios.
b. O relatório e a comunicação da informação (cliente e candidatos).
6) Follow-up, avaliação e controlo do processo.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 4 Exercicíos individuais/grupo realizados durante as aulas on line e um teste escrito também realizado on line através do Microsot Team - 1 pergunta de desenvolvimento(40%) e um trabalho individual em grupo com apresentação via Microsot Team(60%)
Para obter aprovação, o aluno deve ter pelo menos 9.5 valores em cada momento de avaliação.
Exame: Teste escrito individual realizado on line /via moodle( 100%)
Bibliografia
(1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
(1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
(1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
(1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
(2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
(2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
(2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
(2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
(2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
(2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
(2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
(2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
(2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
(2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
(2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
(2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
Método de Ensino
Metodo expositivo e activo (Simulações e jogos de papel que permitam a explicitação de saberes ou a experimentação de situações e vivência de métodos e técnicas de selecção. Realização de trabalhos em pequenos grupos que possibilitem reflexões conj
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 29 de maio de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)