Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
30 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 640,0 E + 90,0 OT , Cód. 617522.
Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N.A.
Objetivos
a) A aplicação em contexto de trabalho dos conceitos e técnicas adquiridas durante o período letivo na área específica do design multimédia, desenvolvendo capacidades para relacionar a teoria e os conteúdos aprendidos às necessidades práticas concretas de cada realidade;
b) A adaptação ao meio profissional:
- percebendo relações entre o que é solicitado, as ideias para lhe responder e o tempo disponível para as realizar, de modo a resolver necessidades do meio profissional, no mercado de trabalho;
- desenvolvendo capacidades para comunicar de modo mais eficaz e para trabalhar em equipa;
- aprendendo a apresentar e defender conceitos, ideias e as soluções gráficas desenvolvidas;
- sendo capaz de exercer uma avaliação crítica sobre os projetos desenvolvidos e a sua colaboração neles.
Programa
1.1. Preparação dos estágios:
1.1.1. A definição e caracterização do estágio: objetivos, conteúdos e normas de funcionamento;
1.1.2.Apresentação dos protocolos, Planos de Estágio e relatórios a realizar durante o estágio (os intermédios e o Relatório Final);
1.2. Planeamento do estágio:
1.2.1. Cronogramação;
1.2.1. A definição do Plano de Estágio - plano de formação específico para cada aluno;
1.2.2. Discussão e aprovação do Plano de Estágio de cada aluno;
1.2.3. O documento Relatório Final de estágio - apresentação crítica da empresa escolhida, das razões dessa escolha para realizar o estágio e dos projetos/atividades realizados neste contexto de formação. Análise de modelos e estratégias de trabalho possíveis;
1.3. O acompanhamento crítico regular das práticas de trabalho em empresa e dos trabalhos - projetos, mediante a entrega e discussão regular de relatórios;
2.Conceber ecrãs 2D e 3D utilizando ferramentas informáticas, tratar sons, imagens e vídeo utilizando programas específicos, construir websites, desenvolver aplicações para quiosques multimédia e projetos específicos também multimédia;
3.Participação em conferências, simpósios e apresentações de trabalhos da área do Design Multimédia (mesmo que não presencial);
4. Normas para a redação de um relatório crítico final e estratégias para a apresentação e defesa do mesmo.
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, resultando do desempenho do trabalho realizado durante as aulas (presenciais ou não) e em casa ou na empresa (em contexto de estágio, mesmo que em situação de confinamento obrigatório), com a apreciação/discussão regular dos exercícios e relatórios intermédios (20%); resultará ainda da apreciação do Orientador designado nas entidades de estágio (30%), da realização de um relatório final escrito (40%) e da sua apresentação perante um júri (10%), que poderá não ser presencial, ocorrendo com recurso a uma plataforma de comunicação digital (face à situação de pandemia por COVID19).
Bibliografia
- Munari, B. (1984). Diseno e comunicación visual - contribución a una metodologia didáctica. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, S.A.
- Poulin, R. (2011). The Language of Graphic Design. . Beverly Massachusetts: Rockport Publishers
et al. (2011). Design Things. Cambridge, Massachusetts / London, England: The MIT Press
Método de Ensino
O acompanhamento de trabalho prático proposto pelas entidades de estágio e pelo docente orientador, mediante a apresentação e discussão regular e
aulas teóricas e conferências via ZOOM (disponibilizando PDFs/conteúdos no Moodle).
Software utilizado nas aulas
N.A.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)