Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 639113.
Docente(s)
            - Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          n/a
Objetivos
           A- 1.Aprofundar os conhecimentos de boa realização do texto; Aprofundar a expressividade da leitura
2. Elaborar formas de escrituralidade  de acordo com as funções e formas estruturais das histórias;
B - Apreender as estratégias e técnicas de escrita criativa
C- Adquirir competência de escrita ficcional  
1. Desenvolver competências na representação imaginativa do mundo real
2. Adquirir competências na construção de histórias ficcionais
Programa
          I - O prazer da escrita/ o prazer da leitura
1.	Os aspetos gerais da escrita e da expressividade
1.1.	Tom, natureza e finalidade
1.2.	A textualidade
1.2.1.	As estruturas gramaticais
1.2.2.	A coerência e a coesão textual
Exercícios de aplicação prática
2.	O texto escrito 
2.1.	 O texto descritivo e o texto narrativo
2.2.	 Texto, intertexto e plurissignificação do texto.
Exercícios de aplicação prática
3.	A narratividade da escrita
3.1.	 A representação dos mundos possíveis 
3.2.	 O tempo 
3.3.	 A descrição
3.4.	 As personagens
Exercícios de aplicação prática
II  O contar e o recontar 
1.	O conto -  morfologia do conto
2.	Como escrever uma história
2.1.	 O Inicio e as funções
2.2.	A focalização
2.3.	Construção das personagens
2.4.	Representação do espaço e do tempo
3.	A construção da  ficção
3.1 O enredo
3.2. Encadear as sequências narrativas
3.3. O climax e a finalização
Exercícios de aplicação prática
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência (continua e cumulativa):
- Exercícios de escrita desenvolvidos em contexto de aula(15%)
- Realização, leitura e discussão de 2 textos ficcionais - auto e heteroavaliação (20%)
- Teste formativo incidindo sobre a competência de escrita (30%)
- Conto (35%)
Bibliografia
          - Bach, P. (2001). O prazer da escrita. Porto:  Asa
- Calvino, I. (2010). Sobre o Conto de Fadas. lisboa:  teorema
- Eco, U. (1997). Seis Passeios nos Bosques da Ficção. lisboa:  Difel
- Norton, C. (2001). Os Mecanismos da escrita Criativa. lisboa:  teorema
- Propp, V. (2003). Morfologia do Conto. lisboa:  Vega
Método de Ensino
          a)Aulas teóricas expositivas
b)Exercícios da aplicação prática
Software utilizado nas aulas
          plataforma e-learning

















