5 ECTS; 1º Ano, , 60,0 TP , Cód. 20016.
Docente(s)
            - Paulo Manuel Pimenta Simão (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final da unidade curricular os alunos devem ter competências para desenvolver e implementar sistemas de garantia ou controlo de Qualidade, para analisar custos da Qualidade e implementar medidas de melhoria dos processos. Com base em alguns conhecimentos anteriores de estatística e numa perspetiva prática da sua aplicação na área do controlo de qualidade os alunos também devem conseguir implementar e analisar sistemas de controlo estatístico do processo (CEP).
Programa
          - Qualidade Cliente;
- Respostas a clientes metodologias;
- Qualidade Fornecedores;
- APQP;
- Referenciais normativos;
- Manuais da Qualidade;
- Controlo estatístico do processo;
- Introdução DOE;
- Métodos de Taguchi;
- Custos da qualidade;
- Custos não qualidade;
- Six Sigma;
- Indicadores de desempenho.
Metodologia de avaliação
          Avaliação teórica - Teste escrito em qualquer das épocas.
Avaliação teórico-prática - Trabalho de pesquisa bibliográfica.
A classificação final - média das notas das 2 partes.
A aprovação implica uma nota superior ou igual a 10 em ambas as partes.
Bibliografia
          (2007). QUALIDADE - Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa:  Sílabo
(2007). QUALIDADE - Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa:  Sílabo
(2013).  Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança. Porto:  Publindústria
(2013).  Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança. Porto:  Publindústria
(2016). Gestão da Qualidade - De Deming ao modelo de excelência da EFQM. Lisboa:  Sílabo
(2016). Gestão da Qualidade - De Deming ao modelo de excelência da EFQM. Lisboa:  Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas e aulas com estudos de casos e resolução de exercícios.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















