2 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 202113.
Docente(s)
            - Isabel Maria da Cruz Ferreira  (2)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Desenvolver competências de gestão de equipas e de recursos. Criar mecanismos de prevenção do stress em situações de emergência.
Desenvolvimento de competências de liderança de gestão de pessoas em situações extremas e stressantes que exigem rápida ação e implementação.
Desenvolver competências emocionais presentes na gestão da mudança e saber gerir conflitos em todas as situações nomeadamente nas de emergência. Desenvolver atitudes e comportamentos de autogestão das emoções e ética comportamental.  
Os estudantes devem conhecer os principais tipos de conflitos; distinguir diversas formas de gerir conflitos; escolher a melhor estratégia para resolver conflitos, em situações de emergência. 
Tipos de conflitos ; Estratégias de gestão do conflito;Estratégias e táticas de negociação em situações de emergência. 
Programa
          Gestão de stress em equipa. Soluções de gestão de otimização do stress em contexto de emergência.
Desenvolver as competências de liderança e de gestão de pessoas / equipas. Promover atitudes, comportamentos e estilos de liderança mais adequados e eficazes, de forma a atingir a eficácia e eficiência organizacional em situações de emergência.   
Teorias de Liderança 
Liderança e competências emocionais. 
Construção de planos Individuais de desenvolvimento 
Autoconhecimento e perceção dos outros 
As situações de emergência e a gestão de si próprio e dos outros
A importância do espírito positivo e de equipas positivas 
Tipos de conflitos (interpessoal, intragrupal, intergrupal) 
Estratégias de gestão do conflito (evitamento, acomodação, competição/ dominação, compromisso e colaboração)
Estratégias e táticas de negociação em situações de emergência: competitivas, integrativas e acomodativas
Metodologia de avaliação
          Em época de frequência, realização de uma prova escrita, para admissão ou dispensa de exame. 
Época de exame realização de prova escrita. 
Bibliografia
          - Caetano, A.  e Neves, J.  e Ferreira, J. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisnoa:  Escolar Editora
Método de Ensino
          Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios 
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















