4 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 20222.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)
- Margarida Sofia de Freitas Oliveira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Permitir adquirir competências aos alunos para intervir em contexto organizacional, na gestão de recursos humanos e no desenvolvimento de lideranças.
Programa
1. Introdução
1.1. As Organizações
2. Determinantes do Comportamento Organizacional(CO)
3. Gestão dos Indivíduos nas organizações
3.1. Características e diferenças individuais e sua relação com o comportamento no trabalho
3.2. Principais variáveis individuais que influenciam o comportamento no trabalho
4. Gestão de grupos nas organizações
4.1. Tipos e características dos grupos
4.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa
5. A gestão operacional e estratégica de Gestão de Recursos Humanos(GRH)
5.1. Função dos recursos humanos na organizaçãoo
5.2. A gestão de recursos humanos como fonte de vantagem competitiva
5.3. Gestão Estratégica de recursos humanos
6. Gestão da dinâmica organizacional
6.1. A Liderança
6.2. Liderança de Equipas de Trabalho
6.3. O Papel do Líder de Equipas
6.4. As Atitudes do Líder
6.5. A Delegação~
6.6. A Definição de Objetivos
6.7. O Acompanhamento e gestão do desempenho
6.8. A Avaliação e gestão do desempenho
7. A relação da liderança com outras variáveis organizacionais
Metodologia de avaliação
A Avaliação contínua, através dos seguintes elementos:
-Realização de Fichas/Exercícios ou trabalhos de Avaliação em aula:100%
São aprovados e dispensados de exame os alunos cuja classificação obtida seja igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame: prova escrita individual = 100%
Bibliografia
- Camara, P. e Guerra, P. e Rodrigues, J. (2013). Humanator: Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. (Vol. 6ª Ed.). Lisboa: Publicações D. Quixote
- Cunha, M. e Rego, A. e Cardoso, C. (2016). Manual do Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH
- Ferreira, J. e Neves, J. e Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora
- Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. U.K.: Palgrave Macmillan
- Randall, R. e Arnold, J. (2010). Work Psychology: Understanding Human Behaviour in the wokplace. Londres: Prentice Hall
Método de Ensino
As metodologias de ensino corporiza aulas teórico-práticas. Dá-se ênfase aos métodos: expositivo, para apresentação dos quadros teóricos de referência e participativo com a análise e resolução de exercícios e casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)