4 ECTS; 1º Ano, Anual, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 201443.
Docente(s)
            - Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica.
Objetivos
          Os alunos devem adquirir competências na área dos Sistemas de Informação Geográfica, nomeadamente nas técnicas de representação de exploração, gestão e processamento da informação geográfica, bases essenciais na construção e visualização de mapas. 
Programa
          1.Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica 
1.1 Noção de SIG 
1.2 Origem e evolução dos SIG 
1.3 Aplicações à Arqueologia e ao Património Cultural 
2.Modelos de dados
2.1 Modelo vetorial
2.2 Modelo Raster
2.3 Outros modelos 
3.Sistemas de coordenadas 
3.1 Sistemas de referenciação
3.2 Projeções Cartográficas
3.3 Georreferenciação de sítios/objetos 
4.Geoprocessamento e mapas
4.1 Inquirição de dados 
4.2 Construção e Visualização de mapas
4.3 Análise espacial e gestão de dados
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua:   
 - Teste prático com consulta  70%   
 - Teste teórico com consulta  30%  
 
Avaliação por exame:  
- Trabalho prático em SIG + Relatório  
Bibliografia
          - Lake, M.  e Conolly, J. (2006). Geographical Information Systems in Archaeology. (Vol. I). . (Vol. I). Cambridge :  Cambridge Manuals in Archaeology
- Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. (Vol. 1). Lisboa:  Lidel
- Stanley, A. (1989). Geographic Information Systems: a management perspective. (Vol. 1). Canada:  WDL Publications 
- Wheatley, D.  e Gillings, M. (2002). Spatial Technology and Archaeology: The Archaeological Applications of GIS. (Vol. 1). London:  Taylor Francis   
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas baseadas nos processos de ensino/aprendizagem que conjugam a exposição, a demonstração e a aplicação em casos de estudo.
Software utilizado nas aulas
          ArcGis
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















