2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 10,0 T + 5,0 TP , Cód. 20141.
Docente(s)
- Gonçalo Cardoso Leite Velho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
As diferentes teorias da arqueologia, desde o século XIX ao século XX. Postulados e orientações na investigação arqueológica. A Arqueologia como ciência e o método de estudo.
Programa
1.Conceitos e
O que é a Arqueologia?
A Arqueologia com ligação à Antropologia e à História
Propósito científico e objetivos.
Critérios de análise e aplicações.
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
As várias Arqueologias
Vestígios e Contexto
Visão Sincrónica e Diacrónica
Tipos de Estações Arqueológicas
2.História da Arqueologia
Fase especulativa
Nascimento da Arqueologia Moderna
A fase da Consolidação
A mudança decisiva ? New Archaeology
3.A Arqueologia como Ciência:
Categorias básicas da evidência arqueológica
Percurso metodológico: Dos dados aos fatos
4.A Teoria na Arqueologia
Funções da Teoria em Arqueologia
As diferentes correntes Arqueológicas
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de análise crítico de um artigo a apresentar na última aula de Int. à Arqueologia ou a enviar em formato artigo digital - 100%
Aprovado no caso de obtenção média 10, de 0 a 20.
Avaliação final
Exame teórico - 100%
Bibliografia
- Bahn, P. (1997). Arqueologia. Uma breve introdução. Lisboa: Gradiva
- Binford, L. (1991). Em busca do passado : a descodificação do registo arqueológico.. Mem-Martins: Europa-América
- Renfrew, C. e Bahn, P. (2001). Archaeology. Theories and Methods. (Vol. 1). London: Routledge
- Renfrew, C. e Bahn, P. (2005). Archaeology. The Key Concepts. (Vol. 1). London: Routledge
- Trigger, B. (1989). A History of Archaeological Thought.. (Vol. 1). (pp. 1-325). Cambridge: Cambridge University Oress
Método de Ensino
Exposição oral
Análise de textos
Software utilizado nas aulas
N/A
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)