Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92958.
Docente(s)
- Margarida Sofia de Freitas Oliveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Descrever a importância do alinhamento entre as Estratégias de RH e os Resultados da Empresa;
Descrever o processo de recrutamento e selecção;
Identificar os métodos e técnicas de recrutamento e selecção;
Identificar as estratégias de socialização e acolhimento;
Descrever o processo de gestão da formação e de competências;
Identificar os métodos e técnicas de desenvolvimento de competências;
Descrever as componentes das recompensas;
Descrever os modelos de carreira;
Descrever o processo de avaliação e gestão do desempenho;
Identificar as fontes e métodos de avaliação de desempenho.
Programa
1. Gestão estratégica de pessoas
1.1. Gestão de RH no Contexto da Organização e
Factores Envolventes
1.2. Alinhamento entre as Estratégias de RH e os
Resultados da Empresa
2. Recrutamento, selecção e acolhimento
2.1. Definição de recrutamento, selecção e
acolhimento
2.2. Processo
2.3. Métodos de recrutamento e selecção
2.4. Estratégias de socialização
3. Gestão da formação, desenvolvimento do potencial e de competência
3.1. Definições.
3.2. Perspetiva à abordagem de competências.
3.3.Competências do gestor.
3.4. Modelo de gestão de competências
3.5. Métodos e técnicas de desenvolvimento de
competências.
4. Carreiras e sistemas de recompensas
4.1. Definições.
4.2. Tipologias e âncoras de carreira
4.3. Teorias e modelos de carreira
4.4. Componentes da compensação
5. Avaliação e gestão do desempenho
5.1. Definição e objectivos.
5.2. Gestão de desempenho.
5.3. Processo contínuo de gestão de desempenho.
5.4. Fases da avaliação de desempenho
5.5. Fontes de avaliação.
5.6. Métodos de avaliação do desempenho
5.7. Erros e enviesamentos na avaliação de desempenho
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua:
Trabalho de grupo prático visando caracterizar e/ou definir, à luz dos conteúdos programáticos estudados, as práticas de gestão estratégica de recursos humanos de uma organização (100%).
São dispensados de exame os alunos cuja classificação seja igual ou superior a 10 valores.
Avaliação em época de exame: prova escrita conforme calendário definido para o mestrado (100%).
Bibliografia
Método de Ensino
Considerando a natureza da unidade curricular, a orientação metodológica será desenvolvida com recurso a métodos expositivo e interrogatório, realização de dinâmicas de grupos, exercícios e análise de casos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de outubro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)