IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Design Editorial

Design de edições periódicas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

10 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 90,0 TP + 6,0 OT + 4,0 O , Cód. 30818.

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Not applicable

Objetivos
– Conhecer e compreender os conceitos de design editorial aplicados à revista e jornais.
– Conhecer os elementos da composição gráfica: formato, sistema de grelhas, tipografia, cor, fotografia, ilustração e infografia.
– Coordenar os elementos gráficos de modo funcional, segundo regras de coerência formal, de legibilidade e de fluxos de leitura da página.
– Desenvolver criatividade aplicada em comunicação editorial.
– Criar projetos gráficos para diferentes publicações, do conceito à forma.
– Adquirir competências básicas de direção de arte.
– Entender as especificidades envolvidas no redesign de publicações.
– Utilizar de modo avançado o software de design editorial.

Programa
1. Introdução às edições periódicas
1.1 Evolução das edições periódicas.
1.2 Estrutura das edições dos jornais. Tipos de jornais
1.3 Estrutura das edições das revistas. Tipos de revistas
2. Conceito da publicação, estrutura editorial
3. Elementos do design editorial
3.1 Formato
3.2 Sistema de Grelhas
3.3 Tipografia
3.4 Cor
3.5 Fotografia
3.6 Ilustração e Infografia
4. Princípios e recursos de design e paginação: coerência, funcionalidade, hierarquização da informação
4.1 Composição (ritmo, simetria, intensidade), equilíbrio e linguagem
4.2 Tensões construtivas, relações de influência (proporção, movimento)
4.3 Tensões construtivas, relações de conformidade (repetição, contraste, harmonia, alternância, gradação)
5. Projeto gráfico
5.1 Tipos de paginação. Sistema modular
5.2 Normalização. Modelos.
5.3 Otimização do design em edições periódicas
6. Fundamentos de direção de arte
7. Processo de redesign

Metodologia de avaliação
Avaliação em frequência e em épocas de exame. Considera-se o mínimo de 2/3 de presença nas aulas lecionadas.
A classificação final resulta da seguinte ponderação:
– Exercícios de paginação: 10%
– Projeto de jornal: 45%
– Projeto de revista: 35%
– Participação ativa nas atividades letivas: 10%.
Em épocas de exame: entrega de todos os trabalhos desenvolvidos com apresentação e defesa oral dos projetos de jornal e de revista.

Bibliografia
- CALDWELL, C. e ZAPATERRA, Y. (2014). Editorial Design: Digital and Print.. London: Laurence King Publishing
- ERREA , J. (2017). Visual Journalism: Infographics from the World's Best Newsrooms and Designers.. Berlim: Gestalten Verlag
- FOGES, C. (2000). Design de Revistas. Lisboa: Destarte
- FRANCHI, F. (2013). Designing News. Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. Berlim: Gestalten Verlag
- GARCIA, M. (1987). Contemporary newspaper design. A strutural approach. New Jersey: Prentice-Hall
- GÄDE, R. (2002). Diseño de periódicos . Sistema y método. Barcelona: Gustave Gili
- HARROWER, T. (2013). The Newspaper Design Handbook. Boston: McGraw-Hill
- HELLER, S. (2003). Merz to Emigre. New York: Phaidon Press
- LESLIE, J. (2003). New Magazine Design. Barcelona: Laurence King Publishing

Método de Ensino
1. Aulas teóricas auxiliadas com projeção de demonstrações dos conteúdos programáticos;
2. Análise de diferentes publicações.
3. Desenvolvimento de exercícios de paginação.
4. Elaboração de dois projetos: design de jornal e de revista.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado