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Ano Letivo: 2019/20

Conservação e Restauro

Métodos de Exame e Análise Avançados

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

5.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 338048.

Docente(s)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a) Divulgar a literatura primária
b) Mostrar as possibilidades dos estudos laboratoriais
c) Proporcionar contacto com casos concretos e a sua discussão
d) Desenvolver competências que permitam escolher a estratégia analítica mais adequada à resolução de problemas

Programa
1. O estudo laboratorial das obras de arte e as suas possibilidades
2. Amostragem
3. Composição
4. Técnicas
5. Métodos de datação
6. Autoria
7. Proveniência
8. Estado de conservação
9. Teste de materiais e de tratamentos
10. Mecanismos de alteração

Metodologia de avaliação
Ao longo do ano são realizados diversos trabalhos obrigatórios (média T1), ficando excluído de exame quem não os realizar (excepto em casos justificados por fortes argumentos, aceites no início do semestre). Quem quiser, opcionalmente, pode ainda realizar um trabalho adicional (T2), a entregar no final das aulas, sendo nesse caso a nota de frequência a média das duas classificações (0,5T1+0,5T2). Fica dispensado de exame quem tiver nota de frequência (T1 ou média de T1 e T2, conforme o caso) igual ou superior a 10 valores. Na época de exame a avaliação é feita através de trabalho escrito (classificação E), sendo a nota final a média desta classificação e de T1 (0,5T1+0,5E) ou apenas E no caso de quem excepcionalmente ficou dispensado dos trabalhos correspondentes a T1.

Bibliografia
- Artioli, G. (2010). Scientific Methods and Cultural Heritage. An Introduction to the Application of Materials Science to Archaeometry and Conservation Science. Oxford: Oxford University Press
- Craddock, P. (2009). Scientific Investigation of Copies, Fakes and Forgeries. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Doménech Carbó, M. (2018). Análisis Químico y Examen Científico de Patrimonio Cultural. Madrid: Editorial Síntesis
- Galeotti, M. e Pinna, D. e Mazzeo, R. (2009). Scientific Examination for the Investigation of Paintings. A Handbook for Conservator-restorers. Firenze: Centro Di
- Henderson, J. (2000). The Science and Archaeology of Materials. An investigation of inorganic materials. London - New York: Routledge
- Malainey, M. (2011). A Consumer's Guide to Archaeological Science. New York: Springer
- Stuart, B. (2007). Analytical Techniques in Materials Conservation. Chichester: John Wiley & Sons

Método de Ensino
Aulas teóricas com exposição da matéria e aulas teórico-práticas em que são trabalhados resultados experimentais e discutidos casos seleccionados

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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