Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009
3 ECTS; 1º Ano, Anual, 7,0 TP + 12,0 TC + 8,0 S , Cód. 6498120.
Docente(s)
- Hermínia Maria Pimenta Ferreira Sol (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
No final do módulo os(as) alunos(as) deverão ser capazes de:
Reconhecer os sons do sistema fonético português e reproduzi-los;
Dominar o léxico do português que lhes permite entender enunciados básicos;
Escrever e falar usando estruturas sintáticas semi-complexas; e
Reconhecer o sistema fonético português.
Programa
Reconhecimento das estruturas linguísticas para as referências de cumprimentar; apresentar-se, nacionalidade e profissão.
Localizar, descrever espaços;
Noções de sintaxe: a estrutura frásica; relações sintáticas.
Noções básicas da morfologia do português.
Substantivos e adjetivos; pronomes demonstrativos variáveis e invariáveis; advérbios de lugar; tempo; pronomes.
As noções de antonímia e sinonímia
Enriquecimento do vocabulário;
Verbos regulares da 1ª, 2ª e 3ª declinação; verbos irregulares mais correntes.
Elaboração de textos. Leitura e interpretação.
Metodologia de avaliação
A avaliação será em regime da Avaliação Contínua (20% realização de trabalho em aula + 80% Prova Final).
Exame (100%)
Bibliografia
- Alarcão, J. (1996). Para uma Conciliaçao das Arqueologias. (Vol. ___). (pp. ___-___). Lisboa: Afrontamento
- Hutchinson, A. e Lloyd, J. (2006). Portuguese: An Essential Grammar. (Vol. --). (pp. -----). Nova Iorque: Routledge
- Pinto, A. (2011). Contemporary Portugal: politics, society and culture. (Vol. --). (pp. -----). Nova Iorque: Columbia Univ. Press.
- S.A., _. (2010). Gramatica Moderna da Lingua Portuguesa. (Vol. ___). (pp. ___-___). Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas. Exercícios de prática da língua tanto na vertente escrita como oral em todas as aulas.
Software utilizado nas aulas
N/A
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)