Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814224.
Docente(s)
- Isabel Maria Duarte Pinheiro Nogueira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
A unidade curricular tem como objectivo de aprendizagem fazer com que os alunos adquiram conhecimentos sobre os equipamentos e a instrumentação usada em processos na industria química. Conhecer o conceito de processo e das suas variáveis,(temperatura, pressão, nível, caudal, etc.), conhecer o conceito de anel de controlo das variáveis do processo, as características dos sensores, e dos actuadores, os vários tipos de controladores em particular os PID, bem como os diagramas de processo e layout de uma instalação fabril e ainda uma descrição por vários tipos de instrumentação de medida utilizada na Industria de Processos Químicos. Estes conhecimentos vão permitir adquirir aptidões para posteriores unidades curriculares nomeadamente no controlo automático do processo. Por fim os alunos deveram adquirir e desenvolver competências em pequenos projectos de instalação de instrumentação, de construção de um anel de controlo de variáveis do processo, saber seleccionar instrumentação a partir das alternativas de equipamento disponível, os alunos devem ainda saber interpretar e esboçar Diagramas de Processo bem como um layout de uma instalação fabril e de tubagens, bem como as diferentes válvulas e bombas industriais.
Programa
I. INTRODUÇÃO AO PROCESSO INDUSTRIAL:
1. Processo Industrial;
2. Variáveis do Processo;
3. Anel de controlo.
II. INSTRUMENTAÇÃO E EQUIPAMENTOS
1. Sensores e Transdutores (Pressão, Nível, Temperatura, Caudal);
2. Controladores;
3. Actuadores (Elementos Finais de Controlo);
4. Válvulas Industriais;
5. Bombas Industriais;
III. INSTALAÇÃO
1. Diagramas de Processo;
2. Layout de uma Instalação Fabril;
Metodologia de avaliação
Avaliação continua coma realização de cinco trabalhos de pesquisa bibliográfica apresentados ao longo do semestre, sendo a nota final a média das notas dos trabalhos; ou através de prova escrita sem consulta, em época normal ou em recurso. A aprovação requer a nota mínima de 9,5 valores.
Bibliografia
- Jonhson, C. (1990). Controlo de Processos - Tecnologia da Instrumentação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Practical Process Control© Fundamentals of Instrumentation and Process Control .(2005, 0 de ---). Control Station®,
Método de Ensino
Aulas teóricas introduzem os temas e apresentam os seus fundamentos teóricos. Aulas teórico-práticas desenvolvem num sentido mais prático os conceitos teóricos, com o apoio de exemplos de casos reais, à realização de exercícios e visitas de estudo.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)