Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814216.
Docente(s)
            - Natércia Maria Ferreira dos Santos  (2)
- Cecília de Melo Correia Baptista (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Aquisição de conhecimentos na área do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a evolução do conceito e as medidas globais para o alcançar. Conceito de biodiversidade e sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas.
Estudo dos principais recursos naturais, das suas várias classificações, do seu valor intrínseco e das suas aplicações industriais e energéticas.
Apresentação de formas de gestão sustentada dos recursos naturais, com destaque para a agricultura sustentável, biorrefinaria e certificação florestal. 
Os alunos devem ficar aptos a analisar situações de exploração e uso pouco sustentável dos biorrecursos e a propor soluções para uma utilização ambientalmente mais correta.
Programa
          1  Introdução - Biodiversidade.
Desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental. O valor dos recursos naturais. Classificação dos recursos naturais: recursos perenes e recursos renováveis vs. recursos não-renováveis; recursos recicláveis vs. recursos não recicláveis.
2  Recursos biológicos. Recursos florestais. Materiais lenhosos e não lenhosos  caracterização, transformação e aplicações industriais. Recursos agro-alimentares  caracterização e transformação. Recursos animais  produção e cadeia transformadora.
3  Recursos hídricos. Importância, usos e renovação da água. Medidas da redução do desperdício e da poluição das águas.
4  Recursos minerais. Degradação dos solos. Desertificação. Recursos metálicos e não-metálicos. Características e aplicações.
5  Recursos energéticos. Dependência energética. Fontes de energia. Combustíveis fósseis. Energias renováveis. Matérias-primas para produção de biocombustíveis.
6  Gestão sustentada dos biorrecursos. Políticas de sustentabilidade. Estratégia nacional para a floresta. Boas práticas florestais. Certificação. Agricultura sustentável. Biorrefinaria. Utilização integral da matéria vegetal.
Trabalhos práticos a realizar:
TP1 - Observação macro e microscópica da estrutura da madeira. 
TP2 - Observação microscópica de fibras de plantas lenhosas e não lenhosas.
TP3 - Determinação do teor de extratáveis da madeira (extração sólido-líquido em extrator de Soxhlet.)
TP4 - Obtenção de folhas de papel em formador laboratorial e determinação de algumas propriedades físico-mecânicas do papel.
TP5 - Determinação da densidade de minerais.
TP6 - Determinação do índice de empacotamento e absorção de óleo em minerais.
TP7 - Aplicação de minerais no revestimento de papéis de impressão.
 
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua:
Dois mini-testes: MT1 - caps. 1,2 e 3;MT2 - caps. 4, 5 e 6;
Relatórios dos trabalhos laboratoriais efetuados (L);
Apresentação e discussão de um trabalho de pesquisa bibliográfica em grupo (P).
Classificação final (CF):
CF = [(MT1+MT2)/2+L+P]/3
Exame final (obtém dispensa deste exame o aluno com classificação de avaliação contínua igual ou superior a 10 valores).
Bibliografia
          - Carvalho, C.  e Reis, L.  e Fadigas, E. (2019). Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. Brasil:  Manole
- Gullino, M.  e Musu, I.  e Clini, C. (2008). Sustainable Development and Environmental Management - Experiences and Case Studies. EUA:  Springer
- Miller Jr., G. (2007). Ciência Ambiental. S. Paulo:  Cengage Learning
- Oliveira, J. (2005). Gestão Ambiental. Lisboa:  Lidel - Edições Técnicas
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas, aulas práticas laboratoriais e aulas de apresentação e discussão de trabalhos temáticos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















