Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 4,0 OT , Cód. 925065.
Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicavel
Objetivos
Ao concluir esta unidade o aluno deverá obter conhecimentos nas técnicas de autoria multimédia.
As ferramentas a utilizar, e os procedimentos e regras a respeitar no desenvolvimento de produtos multimédia respeitando as etapas fundamentais de um projeto multimédia.
Assim como adquirir conhecimento nas técnicas de compressão de conteúdos e distribuição/difusão multimédia.
Programa
Autoria e Ferramentas de Autoria
Autoria de conteudos Multimedia
Edição de video
Edição de audio
Animação
Composição de conteudos
Modelos e Paradigmas para autoria multimedia
Paradigma baseado em páginas e linguagens de script
paradigma baseado em ícones e controlo de fluxo
Paradigma baseado em linguagens de marcas para hipermédia
paradigma dos objetos hierárquicos
Paradigmas associados ao modelo baseado em ecrãs e ao modelo baseado na sincronização temporal
Paradigma Cast/score/scripting
Paradigma baseado em linguagens de marcas para sincronização temporal
parâmetros de avaliação de um sistema de autoria
Modelo e paradigma para organização dos conteudos
Ferramentas de edição de conteudos
programação
interactividade
desempenho
reprodução da aplicação
distribuição da aplicação
plataformas
Definições de um projeto multimédia
Análise e planeamento
Design
Design da estrutura da aplicação multimédia
Design dos ecrãs da aplicação multimédia
Design da interface do utilizador
Design técnico
Produção
Ciclo Alfa
Ciclo Beta
Ciclo Gama
Teste e validação
Distribuição
Compressão e transmissão de conteudos
Streaming
IPTV
Metodologia de avaliação
Avaliação em época normal:
15% Participação
35% Teste Teórico/prático
50% Trabalho Prático
Avaliação em Época Exame e Recurso:
-50% Teste Teórico
-50% Trabalho Prático
Bibliografia
- Ohm, J. (2012). Multimedia Communication Technology. USA: Springer
- Torres, J. e Ribeiro, N. (2014). Tecnologias de Compressão Multimédia. Portugal: FCA
- Ribeiro, N. (2004). multimédia e tecnologias interactivas. Portugal: FCA
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Software de edição de conteudos:
Adobe Premiere (video)
Adobe audition (audio)
Adobe Photoshop (Imagem)
Adobe After Effects (Animação)
Softwares de Streaming (vários a testar)