IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Gestão Turística e Cultural

Estágio

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

11 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 105,0 TP , Cód. 964172.

Docente(s)
- José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga (2)
- João Pedro Tomaz Simões (2)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Os estudantes deverão:
- Adquirir e desenvolver competências para o desempenho profissional na área do ciclo de estudos;
- adquirir ferramentas para o desenvolvimento de uma postura profissional ética e responsável;
- ser capazes de relacionar o contexto do ambiente de trabalho (prática) com os conteúdos ministrados no curso.

Programa
1.A importância do Estágio na formação em turismo
2.Tipo(s) de Estágio
3.Atitudes e comportamentos (ético e ética profissional) no local de estágio
4.Desenvolvimento dos diferentes instrumentos de apresentação no mercado de trabalho (CV, Carta de Apresentação e de Motivação)
5. O Relatório de Estágio (estrutura)
5.Produção do Relatório: organização e redação.
6.Aplicação prática: contexto real de trabalho
7. Apresentação do Relatório

Metodologia de avaliação
De natureza contínua, centrada na aprendizagem focada no estudante: a) em sala de aula; b) em ambiente laboratorial e, c) com orientação tutorial. A avaliação da unidade curricular Estágio envolverá: 1) Relatórios decorrentes das aulas (em sala de aula e em ambiente laboratorial) – 30%; b) Relatório final de Estágio (em ambiente tutorial/instituição acolhedora da formação em contexto de trabalho) – 70%.

Bibliografia
- Azevedo, M. (2004). Teses, Relatórios, e Trabalhos Escolares.. Lisboa.: Universidade católica Editora.
- Carvalho, M. e Santos, S. (2017). Normas e técnicas para elaboração e apresentação de trabalhos académicos. . Lisboa.: Editora Vozes Limitada.
- Ceia, C. (2005). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. . Lisboa.: Editorial Presença.
- Madeira, A. e Abreu, M. (2004). Comunicar em Ciência – como redigir e apresentar trabalhos científicos.. Lisboa.: Escolar Editora.

Método de Ensino
Metodologia de ensino: a) sala de aula; b) orientação tutorial; c) integração do aluno e acompanhamento do estágio em Entidade de Acolhimento.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de outubro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado