Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964163.
Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)
- Vasco Ribeiro dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A unidade curricular encontra-se desenhada nos moldes Problem/Project-Based Learning (PBL).
O trabalho prático de projeto encontra-se focado na interpretação da a) dinâmica mundial do(s) mercado(s) do setor turístico; b) mobilidade internacional dos agentes culturais e criativos; c) outros.
Programa
1. Turismo Internacional
1.1. Globalização e o Turismo
1.2. Diversidade Cultural
1.3. Tendências do Turismo Internacional
2. Produto Turístico
3. Mercado Turístico
3.1. Mercados Emissores
3.2. Mercados Recetores
4. Perfil do Turista Internacional
4.1. Perfil do consumidor
4.1.1 Influência cultural no consumidor
Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada de acordo com as componentes prática e teórica, sendo os alunos dispensados de exame com nota igual ou superior a 10 valores.
Componente prática: trabalho prático individual/grupo (50%).
Componente teórica: prova escrita (50%) com nota mínima de 8 valores.
Bibliografia
- Bhatia, A. (2006). International Tourism Management. Sterling Publishers Pvt. Ltd. : Sterling Publishers Pvt. Ltd.
- Costa, A. (2013). Trends in European Tourism Planning and Organisation. Aspects of Tourism. British Library: Channel view Publications - British Library.
- Reisinger, Y. (2011). International Tourism. (Vol. --). (pp. -------). ---: Routledge
Método de Ensino
A uc possui aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas terão análise teórica da atividade turística internacional, trabalhando conceitos inerentes ao mesmo. As teórico-práticas comparam e analisam diferentes mercados turísticos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de setembro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)