Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
3 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 964159.
Docente(s)
- Maria Rita de Oliveira Nunes d'Angelis (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
A compreensão da necessidade de preservação do património cultural é muitas vezes atingida quando o público visitante e o público residente percebe e participa da história do monumento. Entender o património como parte da história do "ser" atual, gera sensibilização para a conservação.Dessa maneira, ao fim da unidade, o aluno será capaz não só de apresentar e interpretar um património, mas de ser sensibilizado e sensibilizar dentro do seu campo futuro de atuação profissional. Além disso será capaz de perceber que ao conservar e dar novos olhares ao património cultural e natural existente na localidade em que vive e/ou trabalha estará a dar novo olhar a sua própria história.
Programa
1.O conceito de apresentação-interpretação do património natural e cultural
1.1Principais correntes teóricas acerca da apresentação-interpretação do património
1.2 A evolução histórica da interpretação
1.3Relação entre interpretação e conservação do património
2.Definição e regras de funcionamento da apresentação-interpretação;
2.1.Técnicas de apresentação interpretação para diferentes públicos
2.2.Pessoas com deficiências visuais
2.3.Pessoas com deficiências físicas
2.4.Pessoas com deficiências auditivas
2.5.Crianças e sénior
3.O processo e os meios utilizados na interpretação turística do património:
3.1.Etapas e planeamento;
4.Aplicação prática
4.1.Monitorização
4.2.Avaliação e análise dos resultados: métodos de recolha de dados e impactos
Metodologia de avaliação
A avaliação consistirá em: 1) Trabalho em grupo e apresentação em sala de aula (escrito e apresentação) (60%); 2) Prova escrita (30%); 3) Assiduidade às aulas (10%).
Bibliografia
- Miranda, J. (1998). Guia practica para la interpretacion del Patrimonio. Sevilla: Junta de Andalucia-Consejeria de Cultura
- Pereira, P. (2014). Decifrar a Arte em Portugal - 6 volumes. (Vol. 1 a 6). Lisba: Circulo de Leitores
- Santos, J. (2017). Património e Turismo. O Poder da Narrativa. (Vol. 1). Lisboa: Edições Colibri
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas com exposição de conteúdos e sua ilustração, com recurso a exemplos relevantes de apresentação-interpretação internacionais e nacionais.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint 2016
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)