Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964147.
Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
Com vista ao cumprimento dos objetivos traçados, a unidade curricular encontra-se desenhada nos moldes Problem/Project-Based Learning (PBL).
O trabalho prático de projeto encontra-se focado nas metas de aprendizagem dos estudantes, onde se considera fundamental o pensamento crítico, as formas comunicativas, a autogestão e a colaboração.
Programa
0.Apresentação da unidade curricular;
0.0. Apresentação dos conteúdos teóricos e dos conteúdos práticos. Metodologias. Referencias bibliográficas principais.
1.Conceitos: antropologia, antropologia cultural e antropologia do turismo;
1.1. Brainstorming. Discussão de conceitos dentro da antropologia cultural e turística;
2. Perspetivas antropológicas na dimensão sociocultural do turismo;
2.1. Relação dialética: contextos culturais e contextos turísticos;
3. Interpretação antropológica na ótica da integração de conteúdos no consumo turístico;
3.1. Motivações, práticas e experiências turísticas. Apresentação de casos;
3.2.O papel das reações/experiências emocionais aos estímulos (p. ex. ambiente habitual e ambiente dos destinos turísticos);
4. Ensaio antropológico do turismo. Comentários sobre casos de estudo. Discussão.
4.1. Apresentação pública (formato PBL/aplicação prática).
Metodologia de avaliação
O método de avaliação implicará: a) componente teórica: prova escrita (50%); b) componente prática: trabalho prático (50%).
Os estudantes, obrigatoriamente tem que obter:
1) classificação igual ou superior a 8 valores na prova escrita; 2) entregar o trabalho prático na data calendarizada pelo Docente. A metodologia de avaliação e classificação final da avaliação do estudante, mantém-se em todas as épocas de avaliação (prova escrita e trabalho prático).
Bibliografia
- BURNS, P. (1999). An Introduction to Tourism and Anthropology. (pp. 1-23). London: Routledge
- NASH, D. (1996). The Anthropology of Tourism. Oxford: Pergamon
- ROMÃO, J. (2013). Turismo e Lugar - Diferenciação territorial, competitividade e sustentabilidade em turismo. Lisboa: Escolar Editora
- URRY, J. (2001). The tourist gaze. Leisure and travel in contemporary societies. London: Sage
Método de Ensino
a) Aulas teóricas de exposição;
b) Aulas práticas de execução de exercícios e recensões; c) Visitas técnicas de estudo com observação participante por parte dos estudantes com as realidades socioculturais e turísticas concretas do território.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de setembro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)