Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964132.
Docente(s)
            - Maria Rita de Oliveira Nunes d'Angelis (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          A perceção da importância do património empresarial e industrial dentro de nossa Era é fulcral para o desenvolvimento de produtos que valorizem esse espólio humano de interação entre máquinas e natureza. Dentro da unidade curricular haverá a discussão da importância da Revolução Industrial como marco histórico extremamente relevante para, assim, revelar a relevância desse fato e da capacidade de atração que a era industrial tem. Ao fim da disciplina o aluno terá desenvolvido um olhar mais crítico, aprofundado e curioso por essas novas formas de conhecer territórios industriais ou empresariais.
Programa
          1.Turismo empresarial 
  1.1Produtos Turísticos 
2.Turismo e Património empresarial/industrial
2.1 Património industrial na Europa
2.1.2 Rotas e circuitos europeus
2.2 Património industrial em Portugal
2.2.3 rotas e circuitos portugueses
3.Economia de experiências 
3.1 Dimensões da experiência turística 
3.2 O contexto das experiências turísticas 
4.Novas Tendências do Turismo 
4.1 Nichos/segmentos;  
4.2 Procura/oferta;  
5. Projeto 
5.1 Iniciativa Empresarial; 
6. Financiamento 
6.1 Fontes de financiamento 
6.2 Propostas de submissão de projetos 
7. Apresentação e Estudo de Casos de Sucesso
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua com a realização de leitura de artigos científicos e textos relativos a temática debatida em sala de aula com a resposta às fichas de trabalho. Estas terão o valor máximo de 3 valores. Além das fichas, será requerido do aluno a realização de trabalho com componente escrita e apresentação com valor máximo de 17 valores. Os alunos que obtenham 10 valores, ou mais, estão dispensados de exame.  
 
* Avaliação Final - Exame
Bibliografia
          - Buhalis, D.  e Costa, C. (2006). Tourism Business Frontiers - Consumers Producst and Industry. Oxford, UK:  Elsevier
- Mckercher, B.  e Du Cros, H. (2002). Cultural Tourism the partnership between tourism and cultural heritage management. Nova Iorque:  Routledge
- Turismo industrial  uma abordagem metodológica para o território.(2012, 0 de ---).  Revista Turismo e Desenvolvimento,
Método de Ensino
          A) Aulas teóricas (exposição dos conteúdos programáticos, reflexão crítica e participação dos alunos); 
B) Aulas teórico-práticas (apresentação de estudos de caso nacionais e internacionais, desenvolvimento de trabalho.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















