Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964033.
Docente(s)
            - Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem ficar aptos a: 
- reconhecer as especificidades das diferentes culturas; 
- compreender as diferenças de valores nas sociedades e suas consequências ao nível da gestão;
- diferenciar modelos de funcionamento de gestão nas diferentes culturas; 
- discriminar comportamentos organizacionais, como a liderança, típicos de diferentes culturas; 
- planear a expatriação e repatriação. 
Programa
          Capítulo I: Introdução à Gestão Internacional de Recursos Humanos (GIRH)
 O que é a Gestão Internacional de Recursos Humanos?;
 A complexidade da GIRH; 
 Diferenças entre a GIRH e a gestão doméstica dos recursos humanos; 
 Estratégias de expansão internacional e ligação à GIRH; 
 Missões internacionais: tendências globais.
Capítulo II: Diferentes Práticas de GIRH - USA, EUROPA, ÁSIA 
 Política e práticas de gestão de recursos humanos em diferentes locais: USA, Europa e Ásia;
 A GIRH em contexto Europeu: especificidades e desafios; 
 A GIRH em Portugal; 
 A internacionalização das empresas Portuguesas: desafios e oportunidades para a GIRH.
Capítulo III: O Ciclo da Expatriação  Atrair, Preparar e Adaptar 
 Tipologias de trabalhadores internacionais e de trabalho internacional;
 Motivos para utilizar expatriados versus motivos para aceitar uma missão internacional;
 Recrutamento, seleção e preparação para uma missão internacional;
 A formação e desenvolvimento de expatriados; 
 A adaptação dos expatriados.
Capítulo IV: O Ciclo da Expatriação  Avaliar e Recompensar 
 As consequências da (des)adaptação dos expatriados: desempenho, satisfação e turnover;
 A compensação de expatriados: modelos, referências e aspetos práticos. 
Capítulo V: O Ciclo da Expatriação  Repatriar e Reter 
 Repatriação - o outro lado da moeda? 
 Outros resultados da Expatriação: implicações pessoais e profissionais de uma missão internacional;
 Desafios à retenção dos indivíduos com experiência internacional. 
Capítulo VI: Desafios à GIRH  Novas Formas de Trabalho Internacional
Metodologia de avaliação
          Avaliação periódica: 5 exercícios realizados nas aulas via moodle e microsoft team (40%) e elaboração de um trabalho individual ou de grupo ( com máximo 3 alunos)com apresentação/ discussão oral via Microsoft team (60%). 
Avaliação escrita via on line /microsoft team ou moodle, em épocas de exame estabelecidas no calendário letivo.
  
Bibliografia
          - Cunha, M.  e Rego, A. (2009). Gestão Multicultural. Lisboa:  Editora RH
- Finuras, P. (2011). Gestão Intercultural - Pessoas e Carreiras na Era da Globalização. Lisboa:  Edições Sílabo
- Martins, J. (2011). Internacionalização e Globalização de Empresas. Lisboa:  Edições Sílabo
- Silva, V.  e Reis, F. (2014). Capital Humano - Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Nas sessões de cariz teórico, o Docente dá mais ênfase à apresentação e defesa de trabalhos científicos e práticos, por parte dos Alunos, o que permitirá uma melhor compreensão da teoria e proporcionará as ferramentas para enfrentar soluções reais.
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Windows.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 29 de maio de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















