Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964032.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
- Luis Miguel Lindinho da Cunha Mendes Grilo (2)
- Maria João da Costa Antunes Inácio (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de conduzir um processo de Estudos de Mercado, desde a sua definição, desenho de questionário, recolha de informação e tratamento da mesma.
Programa
I. Introdução ao Estudo de Mercados
1.1. Introdução - Conceitos.
1.2. O processo de Estudos de Mercado.
1.3. A indústria dos Estudos de Mercado.
1.4. Definição do problema e determinar os objectivos de estudo.
1.5. Fontes estandardizadas de informação.
1.6. Observação. Grupos alvo e outros métodos qualitativos.
1.7. Métodos de recolha de informação.
1.8. Determinação do tamanho de amostras.
II. Recolha, Preparação, Análise e Apresentação
2.1. Trabalho de campo.
2.2. Preparação da informação. Introdução ao SPSS.
2.3. Breve revisão sobre principais métodos de estatística descritiva e inferencial.
2.4. Regressão Linear Simples e Múltipla.
2.5. Conjoit analysis.
2.6. Análise Factorial.
2.7. Análise discriminante.
2.8. Mapas perceptuais.
2.9. Multidimensional scaling.
Metodologia de avaliação
Avaliação continua: constituída por duas componentes: uma teórica (C1) e uma prática (C2) com uma ponderação de 50% cada. A componente teórica é constituída por um teste escrito sem qualquer elemento de consulta. A componente prática inclui a realização de dois testes escritos (T1 e T2) e um trabalho (T3). Para a realização dos testes da componente prática os alunos poderão utilizar como elemento de consulta uma página A4 manuscrita. A classificação obtida na componente prática resulta da média ponderada dos 3 elementos de avaliação de acordo com C1=0.45*T1+0.20*T2+0.35*T3.
Todos os elementos de avaliação serão cotados numa escala de 0 a 20 valores.
Os alunos dispensam de exame se cumulativamente:
Obtiverem uma classificação mínima de oito valores na componente teórica,
Obtiverem pelo menos cinco valores em cada elemento de avaliação da componente prática,
Obtiverem uma classificação mínima de sete valores na componente prática,
A nota final (CF=0.5C1+0.5C2), arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 valores.
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria: Realizado sem qualquer elemento de consulta, com duas vertentes: uma teórica (nota mínima de oito valores) e outra prática (nota mínima sete valores), com uma ponderação de 50% e 50% respetivamente. Na vertente prática são necessários conhecimentos de SPSS.
Bibliografia
- Malhotra, M. (2009). Marketing Research, an applied orientation. USA: Prentice Hill
- Marôco, J. (2018). Análise Estatística com a Utilização do SPSS. (Vol. ). : Report Number
- Oliveira, J. (2012). Marketing Research. (Vol. I). : Edições Sílabo
- Oliveira, J. (2013). Marketing Research. (Vol. II). : Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.
Software utilizado nas aulas
IBM-SPSS
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de setembro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)