IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Psicologia do Consumidor

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964028.

Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem conhecer o processo de consumo, a sua evolução e as variáveis que o influenciam, bem como a influência do marketing para a compreensão do comportamento do consumidor.

Programa
I - O Consumo como objecto de estudo sociológico
1.1 - O consumo e os seus significados
1.2 - Consumismo e consumerismo
II - Abordagens Teóricas ao fenómeno do Consumo
2.1 - Mary Douglas e Barry Isherwood
2.2 - Jean Baudrillard
2.3 - Thomas Vebler
2.4 - Pierre Bourdieu
III - Génese das Necessidades e Consumo
3.1 - Do necessário ao supérfluo
3.2 - Do prazer à poupança (e vice-versa)
IV - Influências Grupais e Consumo
4.1 - A família
4.2 - Outros grupos de referência e de pertença
V - O processo de Consumo e a Aprendizagem
5.1 - O processo de consumo
5.2 - A aprendizagem
5.3 - Atitudes e comportamentos
5.4 - Variáveis ambientais e o consumidor
5.5 - As classes sociais
5.6 - As variáveis pessoais e o consumidor (factores sociodemográficos)
VI - Órgãos de Comunicação Social, Equação Produção ? Consumo e a sua Influência no Comportamento do Consumidor
6.1 - A reprodução de sistemas de produção, comunicação e de consumo através da análise do marketing.

Metodologia de avaliação
Na época de avaliação contínua: teste final escrito (60%) e a apresentação de um trabalho prático (40%). Dispensa de exame o alunos que tiver uma classificação maior ou igual a 10 valores em cada componente.
Épocas de Exame: teste escrito (100%).

Bibliografia
- Baudrillard, J. (2014). A Sociedade de Consumo. (Vol. 54). Lisboa: Edições 70
- Dubois, B. (1998). Compreender o Consumidor. Lisboa: D. Quixote
- Santos, B. (1994). O Livro dos Consumidores. Lisboa: Bertrand
- Slater, D. (1997). Consumer, Culture and Modernity. Cambridge: Polity Press, UK

Método de Ensino
Aulas teóricas onde os tópicos do programa são abordados, complementadas com aulas práticas onde são debatidos esses temas e onde os alunos expõem igualmente o trabalho.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de setembro de 2019

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado