Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 9152333.
Docente(s)
            - Margarida Sofia de Freitas Oliveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Apresentar as diversas abordagens e teorias de liderança e negociação e discutir a sua importância para a gestão.
Programa
          1. Liderança
 1.1.Introdução: Gestão e Liderança.
 1.2.Metáforas Organizacionais e Paradigmas de 
 Governação Organizacional.
 1.3. Abordagens do estudo da liderança: Traços e 
  Comportamentos.
 1.4. Teorias e Modelos de Liderança
 1.5. Teoria da Troca Líder-Membro.
 1.6. Liderança Transformacional e Carisma.
 1.7. Liderança de Equipas de trabalho.
 1.8. O Papel do Líder de Equipas
 1.9  As Atitudes do Líder
 1.10. A Delegação
 1.11. A Definição Objectivos
 1.12. O Acompanhamento e Controlo
 1.13. A relação da liderança com outras variáveis 
 organizacionais.
2. Negociação
 2.1. Introdução à Negociação
 2.2. A importância da Negociação
 2.3. Princípios Básicos da Negociação
 2.4. Fases da Negociação
 2.5. Estratégias e Táticas de Negociação
 2.6. Dilema do Negociador
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua, através dos seguintes elementos:
i) Avaliação em aula (realização de exercícios ou trabalhos): 20% peso na avaliação final.
ii) Duas Frequências: com peso na avaliação final de 40% cada.
Em qualquer uma das frequências é necessário obter a nota mínima de 8 valores. 
São aprovados e dispensados de exame os alunos cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 correspondente à média ponderada obtida nos elementos anteriores i) e ii).
Avaliação por exame: prova escrita (100%).
Bibliografia
          - Carvalho, J. (2016). Negociação. Lisboa:  Edições Sílabo
- Jesuíno, J. (1996). Processos de Liderança. Lisboa:  Horizonte
- Northouse, P. (2013). Leadership: Theory and Practice.. Thousand Oaks:  Sage.
- Rego, A. & Cunha, M.P, .. (2003). A Essência da Liderança. Lisboa:  Editora RH
Método de Ensino
          A metodologia de ensino corporiza aulas teórico-práticas.   Dá-se ênfase aos métodos: expositivo, para apresentação dos quadros teóricos de referência e participativo com análise e resolução de exercícios e casos práticos para uma melhor compreensão.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de maio de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















