Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152328.
Docente(s)
            - Oliva Maria Dourado Martins (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final desta uc, o aluno deve ser capaz de:
1.Explicar os princípios da comunicação
2.Entender a comunicação empresarial (interna, institucional e comercial)
3.Saber como fazer o plano de comunicação de uma empresa
4.Compreender a assessoria de comunicação
5.Estabelecer técnicas e objectivos 
Programa
          1.	Introdução ao processo de comunicação
a.	Principais conceitos
2.	O processo de comunicação
a.	Teorias da Comunicação
b.	Elementos da comunicação
c.	Tipologias da comunicação
3.	Psicossociologia da comunicação
a.	Liderança e Motivação
b.	Influência e persuasão
4.	Comunicação interna: publicações e gestão de eventos
5.	Comunicação institucional: gestão da marca e responsabilidade social
6.	Comunicação comercial: gestão das gamas e portfólio
7.	Comunicação e o ciclo de vida do produto
8.	Plano de comunicação
a.	Negociação empresarial: objetivos e técnicas
9.	Assessoria de comunicação
Metodologia de avaliação
          A avaliação contínua da unidade curricular será calculada com base na média ponderada da nota obtida dos seguintes elementos:
1.	Participação e desenvolvimento das atividades (portfólio), com ponderação de 20% da avaliação contínua.
2.	Realização de trabalho de grupo, com apresentação oral e discussão (defesa). A ponderação é de 30% da avaliação contínua.
3.	Teste. Consiste num teste escrito, o qual abrangerá toda a matéria lecionada com ponderação de 50%, nota mínima de oito (8,5) valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 70%, para poder participar da avaliação contínua. E precisa estar presente em todos os momentos de avaliação. Ao faltar aos momentos de avaliação, fica automaticamente admitido ao exame.
Para aprovação, a nota ponderada obtida nos elementos de avaliação deverá ser igual ou superior a 10 (dez) valores. 
Avaliação em EXAME
Requer a realização de teste escrito (100%). Nota mínima de (10) dez valores.
Bibliografia
          - Calder, B.  e Tybout, A. (2015). Marketing. São Paulo, Brasil:  Saraiva
- Kotler, P.  e Hermawan, K.  e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0  Do tradicional ao digital. Brasil:  Editora Sextante
- Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática. Lisboa:  Edições Sílabo
- Rodrigues, J.  e Dionísio, P.  e Levy, J.  e Lendrevi, J.  e , . (2015). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. Lisboa, Portugal:  Dom Quixote
Método de Ensino
          Ensino presencial com recurso a textos, vídeos e casos práticos. Situações de role-playing e simulação.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de maio de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















