Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964573.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O aluno no final do semestre deverá ser capaz de compreender e executar de forma autónoma os processos de impressão fotográficos abordados; Saber distinguir características e potencialidades da execução dos diferentes processos de impressão; Saber analisar os constituintes dos suportes e reagentes das soluções fotossensíveis; Compreender e interpretar variáveis adjacentes aos processos como: contraste, densidade, véu, reprodução de detalhe; Consciencializar para uma utilização sustentável das técnicas de impressão, minimizando o impacto ambiental. Pôr em prática o sentido crítico e autonomia para contornar erros e defeitos de impressão e ser capaz de, com total autonomia, executar um projeto criativo no final da unidade curricular.
Programa
Parte 1 - Produção criteriosa de matrizes de grande formato por via digital.
Parte 2 Impressão em cianotipia. Competências adquiridas: capacidade para adequar o contraste do negativo ao contraste nativo da solução fotográfica. Manipular a química dos processo por forma a obter variações de cor alternativas ao azul da Prússia. Experimentar a cianotipia em diferentes suportes e compreender as particularidades de cada um.
Parte 3 Impressão em Antotipia. Competências adquiridas: compreender o potencial de utilização de plantas, especiarias e frutos para a produção de imagens fotográficas, numa lógica de sustentabilidade ambiental. Compreender a influência da variação de pH das soluções na obtenção de diferentes cores a partir da mesma matéria orgânica.
Parte 4 Impressão em carvão. Competências adquiridas: produção do emulsão fotográfica à base de colóide e pigmento. Produção de provas múltiplas a partir da mesma matriz. Controlar a viscosidade através da manipulação de agentes restringentes de acordo com o contraste pretendido. Domínio da técnica de transferência da imagem do suporte temporário para o suporte definitivo.
Parte 5 - Revelação de película a preto e branco de 35mm com compostos orgânicos. Competências adquiridas: Produção de solução de revelação a partir de compostos orgânicos ácidos (ascórbico, tânico e gálico). Compreender as características distintivas de um processamento padrão. Consciencializar para a utilização de métodos de revelação sustentáveis.
Entrega de 4 relatórios escritos relativos aos exercícios de cianotipia, antotipia, carvão, revelação com cafenol.
Teste escrito: um teste escrito que conterá toda a matéria teórica abordada nas aulas expositivas em data a combinar em aula.
Parte 6 - Projeto final. O aluno terá de realizar um projecto utilizando pelo menos umas das técnicas de impressão abordadas em contexto das aulas. É valorizada a criatividade, a destreza e a defesa conceptual do projeto num momento expositivo no final do semestre.
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e consiste:
Presença,Participação,Assiduidade-5%
4 exercícios práticos-35%
1 teste avaliação escrito-20%
Projeto final-40%
Relatórios práticos têm de ser entregues até 1 semana depois da realização dos mesmos sob o risco de penalização em 1 valor por cada dia de atraso. Todos os elementos de avaliação devem ser entregues até à última aula do período de contacto.
Para aprovar o aluno deverá, no final da Época Normal, ter entregue todos os exercícios práticos (com classificação mínima de 8/20 valores em cada um), ter realizado o teste escrito e, ter entregue o projeto final. A obtenção de classificação inferior a 8/20 valores em qualquer exercício prático ou a não entrega dos mesmos significa reprovação/exclusão de exame e épocas de avaliação subsequentes. Assim, para aprovar deverá obter classificação mínima de 9,5/20 valores na média ponderada dos elementos acima descritos. Época Exame: Os únicos elementos de avaliação alvo de melhoria são, teste de avaliação e projeto final. O aluno proposto a exame deverá a) realizar um exame oral; b) realizar melhoria do projeto final, c) a combinação dos anteriores. Realizada a melhoria, o aluno para aprovar deverá obter classificação mínima de 9,5/20 valores na média ponderada dos 4 elementos de avaliação acima propostos.
Época Recurso/Especial/Finalista: Aplica-se a mesma estratégia da época de exame.
Bibliografia
- Anderson, C. (2019). Cyanotype: The Blueprint in Contemporary Practice (Contemporary Practices in Alternative Process Photography). London: Focal Press
- Fabbri, M. (2011). Anthotypes: Explore the darkroom in your garden and make photographs using plants. Stockholm: Malin Fabbri
- Nadeau, L. (1986). Modern Carbon Printing. London: LNR
- Scopick, D. (1991). The gum bichromate book: non silver methods for photographic printmaking. London: Focal Press
Método de Ensino
Expositivo, aulas teóricas lecionadas à distância com recurso a interface de projeção de diapositivos que articulam com prática laboratorial onde se procede à experimentação e aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto das aulas teóricas.
Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Silverfast
Charthrob