IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Engenharia Química e Bioquímica

Análise Matemática II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 91847.

Docente(s)
- Maria Cristina Oliveira da Costa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a) Proporcionar aos alunos os fundamentos básicos dos métodos matemáticos normalmente utilizados pelas diversas disciplinas do curso de E.Q.B.
b) Conferir aos alunos capacidade para utilizar e aplicar os conceitos e os métodos próprios do cálculo diferencial e integral, de funções reais de uma ou de várias variáveis reais, em diferentes contextos.

Programa
CAPITULO I - Séries Numéricas e Séries de Funções

Séries numéricas: definição e principais propriedades.
Séries de termos de sinal constante.
Séries absolutamente convergentes e simplesmente convergentes.
Operações com séries numéricas.
Sucessões de funções.
Séries de funções.
Derivação de sucessões e séries de funções.
Séries de potências.
Desenvolvimento de funções em séries de potências.
Desenvolvimento de funções em séries de Mac-Laurin e de Taylor.
Operações com desenvolvimento em séries de potências.


CAPÍTULO II Funções Reais de n Variáveis Reais

Introdução.
Limites e continuidades.
Derivadas parciais. Diferenciabilidade.
Derivadas de funções compostas.
Diferenciais de funções compostas.
Derivação de funções definidas implicitamente.
Teorema dos acréscimos finitos para funções de duas variáveis.
Derivadas direcionais.
Funções homogéneas.
Plano tangente e reta normal.
Extremos locais.
Extremos condicionados.

CAPÍTULO III Integrais Múltiplos

Integrais duplos:
Definição e propriedades.
Interpretação geométrica do integral duplo como volume de um sólido.
Integrais duplos em coordenadas polares.
Algumas aplicações dos integrais duplos.
Integrais triplos:
Definição e propriedades.
Integrais triplos em coordenadas cilíndricas e esféricas.
Algumas aplicações dos integrais triplos.

Metodologia de avaliação
A avaliação por frequência consiste na realização de duas provas escritas. A primeira é classificada de 0 a 6,5 valores e a segunda é classificada de 0 a 13,5 valores. O aluno é dispensado de exame, ou seja, é aprovado por frequência, se tiver classificação superior ou igual a 10 valores, resultante da soma das duas provas.

Por exame:

• Se o aluno foi admitido a exame, ou foi dispensado mas pretende melhorar a sua classificação, pode fazer o exame da época normal – uma prova escrita (classificada de 0 a 20 valores) sobre toda a matéria leccionada. Se, nesta prova, o aluno obtiver uma classificação superior ou igual a 10 valores, é aprovado.

• Se o aluno reprovou no exame da época normal, pode propor-se ao exame da época de recurso – prova com as mesmas normas da época normal.

• Para qualquer das épocas de avaliação, se o aluno obtiver classificação final igual ou superior a 15 valores deverá ser sujeito a uma avaliação extraordinária

Bibliografia
- Azenha, A. e Jerónimo, M. (1995). Cálculo Diferencial e Integral em R e Rn. (Vol. 1). (pp. 1-610). Lisboa: Mac Graw-Hill
- Silva, J. (1999). Princípios de Análise Matemática Aplicada. (Vol. 1). (pp. 1-472). Lisboa: McGraw-Hill
- Swokowsi, E. (1995). Cálculo com Geometria Analítica. (Vol. 2). (pp. 1-744). São Paulo: Makron Books
- Zill, D. e Cullen, M. (2009). Advanced Engineering Mathematics. (Vol. 1). (pp. 1-1008). Sudbury: Jones & Bartlett Publishers

Método de Ensino
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os conceitos inerentes aos conteúdos leccionados, e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação dos conceitos ministrados.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 20 de outubro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado