Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011
4.5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 22,50 T + 30,0 TP , Cód. 918424.
Docente(s)
            - José Manuel Quelhas Antunes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável.
Objetivos
          Desenvolvimento de competências nos estudos de cinética química e na análise e projeto de reactores químicos ideais através da elaboração de balanços de massa e de energia.
Programa
          1.	Introdução.
1.1.	A Engenharia da reação química e o projeto de um reator.
1.2.	 Reatores homogéneos ideais. Classificação, caracterização e seleção de reatores. 
1.3.	Conceito de balanços: de matéria, energia, globais, macroscópicos e microscópicos.
2.	Reação química.
2.1.	Parâmetros quantitativos da evolução de uma reação. 
2.2.	Noções de cinética química. Métodos de determinação da cinética de uma reação.
3.	Balanços de matéria e energia em reatores ideais.
3.1.	Reatores descontínuos. Tempo de retenção e tempos de paragem. 
3.2.	Reatores contínuos com agitação. Bateria de reactores contínuos com agitação. 
3.3.	Reactores tubulares. Reactores tubulares com reciclagem.
3.4. Sequências de Reatores Ideais.
Trabalhos Laboratoriais:
- Determinação da Ordem da Reacção
- Determinação de Parâmetros Cinéticos / CSTR
- Determinação de Parâmetros Cinéticos / Reactor Tubular
Metodologia de avaliação
          Em avaliação contínua a classificação final é obtida por ponderação da classificação obtida em 2 testes escritos (cada um com o peso de 30%), nos relatórios dos trabalhos laboratoriais (30%) e em alguns trabalhos de casa (10%). Em avaliação final, a classificação final é obtida por ponderação da classificação obtida numa prova escrita (70%) e nos relatórios dos trabalhos laboratoriais (30%).
Bibliografia
          - Fogler, H. (1986). Elements of Chemical Reaction Engineering. New Jersey:  Prentice-Hall
- Froment, G.  e Bischoff, K. (2010). Chemical Reactor Analysis and Design. New York:  John Wiley & Sons
- Lemos, F.  e Lopes, J.  e Ribeiro, F. (2002). Reactores QuÃmicos. Lisboa:  IST Press
- Levenspiel, O. (1999). Chemical Reaction Engineering. New York:  John Wiley
Método de Ensino
          Aulas teóricas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação e realizados alguns trabalhos laboratoriais.
Software utilizado nas aulas
          MS Excel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















