Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015
2 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 912352.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área da Engenharia;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área da Engenharia Mecânica;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.
Programa
1. Engenharia, Tecnologia e Sociedade
1.1. Tipos de Engenharias
1.2. A Importância da Engenharia na Atualidade
2. Engenharia Mecânica - Uma Profissão
2.1. Competências e qualificações de um Engenheiro Mecânico
3. Materiais, Ferramentas, Mecanismos e Forças
3.1. Tecnologia dos Materiais
3.2. Produção e Montagem
3.3. Princípios Estáticos e Dinâmicos
3.4. Mecanismos Mecânicos
3.5. Procedimentos e Medidas de Segurança
4. Eletricidade e Energia
4.1. Corrente e Resistência
4.2. Transferência de Energia
10. Dispositivos mecânicos: componentes e instruções
Itens Gramaticais: Verb Tenses, Connectors, Conditionals, Reported Speech, Relative Clauses, Phrasal Verbs, Word Formation, Adjectives (comparatives and superlatives), Modal Verbs.
Metodologia de avaliação
- Avaliação por Frequência (Contínua):
Um teste escrito realizado no final do semestre em sala de aula 60%
Trabalhos práticos, participação nas aulas (componentes escrita e oral), assiduidade e empenho 20%
Realização de um trabalho de pesquisa escrito (10%) com apresentação oral (10%) 20%
Serão admitidos a exame os alunos que:
- não obtenham uma classificação mínima de 8 valores no teste escrito e não apresentem o trabalho de pesquisa (escrito e oral).
Para alunos trabalhadores-estudantes ou aqueles abrangidos por outros estatutos legais:
Um teste escrito realizado no final do semestre em sala de aula 80%
Realização de um trabalho de pesquisa escrito (10%) com apresentação oral (10%) 20%
Serão admitidos a exame os alunos que:
- não obtenham uma classificação mínima de 8 valores no teste escrito e não apresentem o trabalho de pesquisa (escrito e oral).
- Avaliação por Exame (Normal e Recurso)
-Exame escrito - 80% (classificação mínima 9,5 valores)
-Trabalhos de Pesquisa (escrito e oral) - 20%
Os alunos poderão fazer melhoria do trabalho escrito e/ou apresentação oral.
Caso não o tenham realizado durante o semestre, terão de o entregar e apresentar oralmente no dia do exame
Bibliografia
- Dearholt, J. (2012). Career Paths Mechanics. Berkshire: Express Publishing
- Evan, V. e Dooley, J. (2016). On Screen - B2. United Kingdom: Express Publishing
- Glendinning, E. e Pohl, A. (2016). Oxford English for Careers Technology 1. Oxford: Oxford University Press
- Ibbotson, M. (2012). Cambridge English for Engineering. Cambridge: Cambridge University Press
- Ibbotson, M. (2013). Professional English in Use - Engineering. Cambridge: Cambridge University Press
- Loyd, C. e Frazier, J. (2011). Career Paths Engineering. Berkshire: Express Publishing
- Murphy, R. (2012). Essential Grammar in Use. Oxford: Oxford University Press
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se realizam exercícios de reading, listening, speaking e writing com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos. Recurso a meios audiovisuais.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.