Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 912301.
Docente(s)
            - Maria Isabel Vaz Pitacas (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos programáticos das disciplinas de Matemática  do Ensino Secundário.
Objetivos
          Esta unidade curricular pretende promover o raciocínio indutivo e dedutivo e conferir competência para equacionar problemas em contextos gerais, desenvolver destreza no uso e manipulação da linguagem simbólica da Álgebra Linear, úteis em outras unidades curriculares do curso. 
Pretende-se assim que os alunos desenvolvam as
seguintes competências:
1. Conhecimento e compreensão: conhecer e compreender conceitos de Álgebra Linear e suas propriedades afim de desenvolver raciocínio rigoroso e adquirir conhecimentos necessários à aprendizagem de matérias de outras UC do curso.
2. Aplicação de conhecimentos e compreensão: capacidade
em relacionar conceitos, em modelar problemas envolvendo os conceitos de Álgebra Linear; capacidade em aplicar conceitos de Álgebra Linear na modelação e na resolução de problemas ligados à Engenharia Mecânica
3. Formulação de juízos: capacidade em usar um espírito crítico na análise dos resultados obtidos.
4. Competências de comunicação: capacidade em usar simbologia matemática e em atingir maior rigor e clareza no pensamento e na linguagem.
5. Competências de aprendizagem: capacidade em estudar e pesquisar autonomamente.
 
Programa
          1.	Introdução à Lógica Matemática 
1.1.	Designações e proposições.
1.2.	Definição e propriedades de operações lógicas.
2.	Matrizes 
2.1.	Noções gerais e notação.
2.2.	Álgebra das matrizes.
2.3.	Representação matricial  e resolução de sistemas de equações lineares.
2.4.	Característica de uma matriz - aplicação à discussão de um sistema de equações lineares.
2.5.	Inversão de uma matriz regular - método de Gauss-Jordan.
2.6.	Decomposição-LU.
3.	Determinantes 
3.1.	Definição de determinante de primeira e de segunda ordem.
3.2.	Determinantes de ordem n. Teorema de Laplace.
3.3.	Propriedades dos determinantes.
3.4.	Aplicações da teoria dos determinantes.
4.	Matrizes, Determinantes e Geometria Analítica 
4.1.	Produto interno de vetores, produto externo e produto misto 
4.2.	Representação analítica da reta.
4.3.	Representação analítica do plano.
4.4.	Posição relativa de retas e planos.
4.5.	Distâncias.
5.	Valores próprios e vetores próprios 
5.1.	Valores e vetores próprios de uma matriz quadrada.
5.2.	Cálculo de valores e vetores próprios. Subespaços próprios.
5.3.	Diagonalização de matrizes.
Metodologia de avaliação
                     
            Avaliação por frequência
- Prova Escrita 1 (PE1) - 50%
- Prova Escrita 2 (PE2) - 50%
Cada Prova Escrita é classificada de 0 a 20 valores.
A classificação mínima em cada Prova Escrita é de 3 valores.
O aluno é dispensado de Exame e é Aprovado se a classificação final for igual ou superior a 9.5 valores
            Avaliação por Exame
- Prova Escrita - 100% 
O aluno é Aprovado à UC se a classificação final doa Exame for igual ou superior a 9.5 valores
Bibliografia
          - Amaral, I.  e Ferreira, M. (2008). Álgebra Linear 1º Vol  Matrizes e Determinantes. Lisboa:  Edições Sílabo
- Ferreira, M.  e Amaral, I. (2009). Álgebra Linear  2º Vol Espaços Vetoriais e Geometria Analítica. Lisboa:  Edições Sílabo
- Monteiro, A. (2006).  Álgebra Linear e Geometria Analítica. Lisboa:  McGRaw-Hill
Método de Ensino
          Aulas teóricas (T) com exposição da matéria seguida de exemplos ilustrativos, com resolução de exercícios nas aulas TP e esclarecimento de dúvidas em OT.  
Software utilizado nas aulas
          Ferramentas de produtividade e elearning.

















