Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 911922.
Docente(s)
- Luís Miguel Lopes de Oliveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Identificar e correlacionar os mecanismos de suporte para comunicações unicast e multicast.
2. Identificar as características dos protocolos de encaminhamento inter-AS.
3. Implementar soluções de encaminhamento para ambientes inter-AS.
4. Identificar os serviços da camada de ligação para redes broadcast e multiacesso.
5. Identificar as principais requisitos e topologias das redes locais de dados.
6. Relacionar os protocolos da família ethernet.
7. Implementar soluções para suportar as camadas de rede, de ligação e física de uma rede local.
Programa
1. Encaminhamento unicast e multicast
2. O encaminhamento intra-AS e inter-AS
3. A camada de ligação (deteção e correção de erros, protocolos de acesso)
4. Os requisitos das redes locais de dados
5. A família ethernet
6. A camada física das redes locais de dados
Metodologia de avaliação
A avaliação é composta por duas componentes:
. Componente teórica com o peso de 60% na nota final e com a nota mínima de 8 valores.
. Componente prática com o peso de 40% na nota final e com a nota mínima de 10 valores.
A avaliação da componente teórica é composta pela classificação de uma prova escrita realizada individualmente e sem consulta.
A avaliação da componente prática corresponde à média da classificação dos trabalhos práticos realizados durante as aula práticas laboratoriais. Os trabalhos laboratotiais podem ser realizados individualmente ou em grupos de dois alunos.
Estas regras aplicam-se a todas as épocas de avaliação.
Bibliografia
- Forouzan, B. (2006). Data Communications & Networking. .: McGraw-Hill
- Perlman, R. (1999). Interconnections: Bridges, Routers, Switches, and Internetworking Protocols. .: Addison Wesley
- Ross, K. e Kurose, J. (2005). Computer Networking. .: Addison Wesley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, onde são apresentados e resolvidos casos de estudo que interligam a modelação de problemas reais e as ferramentas mais adequadas para a sua resolução. Aulas práticas laboratoriais para o desenvolvimento de miniprojectos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)