Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 96448.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          I  Demonstrar capacidade visual para interpretar e descrever 
II Formar para o exercício crítico e consciente  
III Valorizar dúvida, o erro, a hipótese e a argumentação 
IV Conhecer procedimentos de análise de imagens
V  Valorizar a comunicação visual como texto 
VI Valorizar a criação de textos vi
Programa
          1 Imagem como espelho ou como superação do real
2 Expressão Vs. conteúdo 
3 Elementos morfológicos e de expressão; sintaxe
4 Procedimentos de Retórica visual
5 Leitura e criação de imagens, literacia visual 
Metodologia de avaliação
          Exercícios de demonstração de competências e domínio dos conteúdos;
Frequência no final do semestre, que consiste na apresentação dos exercícios que foram propostos.
A nota da frequência é a média aritmética dos projetos propostos.
Os alunos com positiva em frequência (dez ou mais valores), dispensam de exame.
Exame: teste escrito de avaliação de conhecimentos.
Bibliografia
          (1989). Pensar la imagen. Madrid:  Cátedra
(1989). Retorica general. MadridBarcelona:  Ediciones Paidós
(1996). Principios de teoría General de la Imagen. Madrid:  Pirâmide
(2002). Teoría de la Imagen Periodística. Madrid:  Ediciones Pirámide
Método de Ensino
          A) Aulas expositivas veiculando conceitos através de exemplos  
B) Leitura de imagens projetadas 
C) Exercícios de experimentação  
D) Análise e discussão de publicidade impressa; retórica visual 
Software utilizado nas aulas
          Recomenda-se a que os alunos tenham capacidade para usar software de desenho vectorial e de tratamento/manipulação de imagem 
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















