Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 964437.
Docente(s)
- Maria Filipa Ferreira da Silva Pias (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Conhecer as especificidades da tipografia de modo a usá-la em projetos de design tendo em vista uma grande clareza de comunicação;
2. Compreender e aplicar as regras ergonómicas de legibilidade e de leiturabilidade;
3. Saber analisar criticamente segundo os parâmetros da ergonomia da comunicaçã
Programa
1. Tipografia: evolução histórica, categorização e exemplos de aplicação prática dos tipos;
2. Regras da aplicação da tipografia em função da legibilidade e da leiturabilidade:
2.1. Tipos display e de texto;
2.2. Legibilidade e leiturabilidade;
2.3. Altura-x;
2.4. As caixas;
2.5. Com e sem serifas;
2.6. Espessura e contraste;
2.7. Formas das letras;
2.8. Entrelinha;
2.9. Espacejamento;
2.10. Alinhamento do texto;
3. Teoria da cor aplicada ao design de comunicação;
4. Sistemas de pictogramas e sinalética;
5. Representação diagramática.
6. Análise crítica de casos de design de comunicação.
Metodologia de avaliação
Avaliação em época de frequência:
1. Projeto prático que reflita o domínio dos conteúdos dados na aula (50%).
2. Prova escrita versando as matérias dadas (50%).
Só são admitidos a exame os alunos que tenham tido uma nota igual ou superior a 8 na avaliação contínua.
Época de exame ou recurso:
1. Projeto prático que reflita o domínio dos conteúdos dados na aula (40%).
2. Prova escrita versando as matérias dadas na aula (60%).
Bibliografia
- Andrew, H. e Baines, P. (2002). Type & Typography. Londres: Laurence King Publishing
- Frutiger, A. (2001). En torno a la tipografia. . Barcelona: Gustavo Gili
- Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (Design Briefs). EUA: Princeton Architectural Press
- Rayan, A. (2006). Pictograms, Icons & Signs: A Guide to Information Graphics. Londres: Thames & Hudson Ltd
- Spiekermann, E. e Ginger, E. (2013). Stop Stealing Sheep & find out how type works. Berkeley, EUA: Adobe press
- UEBELE, A. (2007). Signage systems & information graphics. A professional sourcebook. China: Thames & Hudson
Método de Ensino
1. Aulas teóricas auxiliadas com projeção em datashow dos conteúdos programáticos escritos e preparados pelo professor;
2. Aulas práticas de análise de peças de design de comunicação segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)